Queijos que se destacaram em aspectos como sabor, textura, aparência e inovação foram reconhecidos pelo Sebrae/MS, na noite dessa sexta-feira (22), no palco Capivara Tank, na Feira Central de Campo Grande, durante a maior feira de turismo rural do Estado, a Ruraltur MS. A premiação do 1º Concurso de Queijos Artesanais Sul-mato-grossenses apresentou ao público os três melhores produtos em cinco categorias diferentes e ainda concedeu o troféu “Super Ouro” para o queijo mais bem avaliado dentre todos os primeiros lugares.
Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a iniciativa inédita veio para valorizar a qualidade do trabalho que começa na fazenda e alcança toda a sociedade. “Nós abrimos espaço para que o produtor mostre o que faz e, ao mesmo tempo, oferecemos capacitação para aprimorar ainda mais essa produção. É uma forma de dar visibilidade e apoiar quem está na base da nossa economia”, destacou.

Para o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Rogério Beretta, reconhecer a produção local é de suma importância para o fortalecimento das agroindústrias e cadeia leiteira.
“O Governo do Estado vem trabalhando muito forte na profissionalização do setor leiteiro. Isso começa na produção do leite e termina na produção dos derivados, como um queijo de qualidade. Então, tivemos a grata satisfação de ver aqui um concurso de queijo com cinco categorias, quando queijarias diferentes se destacaram. Isso demonstra que a gente tem uma variedade de laticínios produzindo um bom leite o que acarreta ainda mais na profissionalização da agroindústria e crescimento do setor”, expôs Beretta.

Qualidade em destaque
A tradição e a dedicação à produção de queijos artesanais foram reconhecidas pelo concurso. De Paraíso das Águas, a queijaria “Queijo Brun”, com mais de 30 anos de história, foi a grande vencedora da disputa, sendo reconhecida com o prêmio “Super Ouro”. Além do título máximo, também conquistou outras três colocações expressivas: 1º e 2º lugar na categoria Massa Semi-Cozida e 2º lugar em Inovação Regional.
Para Silvana Brun, o reconhecimento é sinônimo de felicidade e dever cumprido. Após a morte do pai Álido Brun, que iniciou o negócio na década de 1990, Silvana deu continuidade ao legado dele com um trabalho de excelência. “Nós produzimos queijo há muitos anos no Estado, e essa produção é uma homenagem a alguém que já faleceu. Ganhar esse prêmio é premiá-lo também”, disse emocionada.

Outra queijaria reconhecida pelo concurso foi a “Juma Queijos Artesanais”, de Maracaju. O trabalho desenvolvido pela empreendedora Jussara Ferreira garantiu duas premiações: o 1º lugar na categoria Massa Filada e o 3º lugar em Inovação Regional. “É a primeira vez que participamos de uma competição de queijos e ser vencedora é uma honra. Fico muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho”, comemorou.
Conheça as queijarias que se destacaram no 1º Concurso de Queijos Artesanais de MS:
Prêmio Super Ouro: Queijo Brun
Categoria “Massa Crua Maturado” – 1° lugar: Cabeceira Limpa; 2° lugar: Santíssimo Di Latte
Categoria “Massa Semi Cozida” – 1° lugar: Queijo Brun; 2° lugar: Queijo Brun; 3° lugar: Laticínio Flor de Leite
Categoria “Massa Filada” – 1° lugar: Juma Queijos Artesanais; 2° lugar: Laticínio Flor de Leite; 3° lugar: Bella Búfala;
Categoria “Massa Crua e Meia Crua” – 1° lugar: Estância Shalon; 2° lugar: Santíssimo Di Latte; 3° lugar: Ussama Delícias da Roça
Inovação Regional – 1° lugar: Bella Búfala; 2° lugar: Queijo Brun; 3° lugar: Juma Queijos Artesanais