Connect with us
12 de Setembro de 2025

Empreendedorismo

1º Dia de Campo Cinturão Verde reúne produtores da agricultura familiar em Costa Rica

Boas práticas adotadas pelos produtores foram compartilhadas com os participantes.

Iniciativa do programa Cidade Empreendedora promoveu troca de experiências e acesso a tecnologias.

O Dia de Campo Cinturão Verde movimentou Costa Rica nessa quarta-feira (10), reunindo produtores locais para um momento de aprendizado, troca de experiências e integração. A iniciativa fez parte do programa Cidade Empreendedora – executado pelo Sebrae/MS, Prefeitura Municipal de Costa Rica e Governo do Estado, por meio da Semadesc. Também contou com o apoio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS).

O Cinturão Verde é um projeto de agricultura familiar voltado à produção de hortaliças e verduras frescas, fornecendo alimentos de qualidade para a merenda escolar e o mercado local. O Dia de Campo evidencia a importância da agricultura familiar para o abastecimento e o desenvolvimento econômico da cidade.

A gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, explica que, desde 2021, quando o município aderiu ao programa Cidade Empreendedora pela primeira vez, há um acompanhamento dos produtores com oferta de qualificação para o desenvolvimento do setor. Já a partir de 2025, esse apoio é intensificado com consultorias voltadas à diversificação do plantio, ao controle de pragas e à adoção de práticas inovadoras.

“O Dia de Campo é a consolidação desse processo, um espaço onde o conhecimento se transforma em prática, trazendo mais produtividade, sustentabilidade e geração de renda para as famílias rurais. Para o Sebrae, é um prazer fazer parte desse projeto, que valoriza a produção local, fortalece o empreendedorismo rural e promove o desenvolvimento sustentável. O Cinturão Verde é um exemplo de que a união de esforços leva à transformação e promove um futuro melhor, com mais renda e qualidade de vida para todos”, destacou Softov.

O prefeito de Costa Rica, Cleverson Menezes, destacou que o programa Cidade Empreendedora tem sido fundamental para o desenvolvimento do município e que o Cinturão Verde representa dignidade e identidade para as famílias envolvidas. “Esse projeto transformou a vida de dez famílias que hoje produzem, geram renda e conquistaram melhores condições de vida. Oferecemos estrutura, assistência técnica e apoio para que eles trabalhem com qualidade, além de garantir o escoamento da produção, seja na merenda escolar ou no projeto Cesta Verde. A procura já é maior que a oferta, por isso planejamos ampliar a iniciativa, que hoje promove desenvolvimento, qualidade de vida e fortalece a agricultura familiar em nossa cidade”, afirmou.

Já o secretário municipal de Agricultura, Fernando Barbosa Martins, considera o Cinturão Verde um marco no município. “São cinco hectares divididos em dez lotes, que beneficiam famílias da Associação Vitória dos Horticultores, oferecendo condições dignas para que elas produzam e possam retirar o seu sustento. Hoje, os produtos cultivados aqui já estão nas prateleiras dos mercados locais, na merenda escolar e também em programas como o PAA e o PNAE. Superamos a meta nacional, que exige 30% de aquisição da agricultura familiar, e em Costa Rica alcançamos mais de 90%. Isso significa alimento de qualidade para nossas crianças, renda para os produtores e desenvolvimento sustentável para todo o município”, explicou.

Com dez lotes produtivos, os agricultores utilizam técnicas que reduzem o uso de agrotóxicos, garantindo produtos mais saudáveis. O projeto integra o AgroRica, da Prefeitura, premiado como Prefeitura Empreendedora 2024 na categoria Agronegócio, e recebe acompanhamento técnico do Sebrae/MS para aprimorar o cultivo e qualidade da produção.

Participantes puderam conhecer novas tecnologias aplicadas por produtores locais.

Conhecimento e oportunidade para o setor

Durante o Dia de Campo, os produtores participaram de uma palestra com o consultor do Sebrae/MS, Hélio Kokehara, sobre a importância da conexão da agricultura familiar com o mercado e as oportunidades para fortalecer o setor. Em seguida, visitaram três estações técnicas que abordaram práticas inovadoras e sustentáveis: mulching e fertirrigação, tecnologia no plantio de tomate e boas práticas de irrigação.

“Nossa palestra foi pensada justamente para compartilhar experiências, informações tecnológicas e gerenciais, mostrando que o produtor pode e deve se tornar também um empreendedor. Queremos que eles produzam mais, diversifiquem, planejem seus custos e busquem mercados e tecnologias. Hoje, já conseguimos ver resultados positivos: alguns produtores alcançaram bons rendimentos e a iniciativa se mostra cada vez mais promissora”, relatou Kokehara.

Durante o Dia de Campo, os produtores tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e apresentar as técnicas utilizadas no Cinturão Verde. Um dos expositores foi Pedro Filho, responsável por demonstrar tecnologias de irrigação. “É muito gratificante contar com o Sebrae, que oferece assistência técnica e inovação para a agricultura. O Cinturão Verde garante dignidade ao produtor, segurança na comercialização para a merenda escolar e produção de qualidade. Esse projeto transforma vidas e merece ser replicado em outras regiões do Brasil”, explicou.

Outro expositor, Wanderley Bento, e também presidente do Sindicato do Cinturão Verde, dividiu com os participantes sobre a importância do apoio ao projeto e as técnicas utilizadas em sua horta. “Precisamos desses recursos para fortalecer o projeto e mostrar que todos têm condições de crescer. Trabalhamos de forma natural, sem produtos químicos, atendendo escolas, creches e consumidores, com foco na saúde e na qualidade dos alimentos. Nosso objetivo é ampliar o projeto, gerar renda para as famílias e ensinar boas práticas de cultivo, oferecendo produtos de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento de Costa Rica”, salientou.

“O meu trabalho é com o plantio de tomate saladete e tomate cereja. Utilizamos uma adubação completa do solo com calcário, gesso e adubo, além de um manejo específico que nos permite alcançar até 700 caixas em mil pés de tomate. Essa técnica otimiza o cultivo, garante maior produtividade e qualidade do fruto, contribuindo para o sucesso do projeto e a oferta de produtos frescos para o mercado e para as escolas”, explicou o expositor e vice-presidente do Sindicato do Cinturão Verde, Otair José Soares.

Jandira de Lima Santana, horticultora há quatro anos no Cinturão Verde, falou sobre a transformação em sua vida. “Para mim, o Cinturão Verde mudou tudo. Recebemos capacitação e acompanhamento técnico, o que nos trouxe conhecimento e segurança no cultivo. Antes, plantávamos sem orientação, hoje temos dignidade e uma fonte de sustento para a família. Graças ao projeto, consigo ajudar meu neto na faculdade e garantir nosso sustento. Sou muito grata e desejo que o Cinturão Verde continue por muitos anos, transformando vidas como a minha”, frisou.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados