Connect with us
07 de Julho de 2025

Colunas

7 de julho: Dia Mundial do Chocolate

Sommelière da Wine conta que chocolates combinam sim com os vinhos, mas há algumas dicas para tornar esta combinação mais saborosa

Hoje, segunda-feira, dia 7 de julho, é o Dia Mundial do Chocolate, iguaria apreciada em rituais sagrados de civilizações antigas, como a dos maias e dos astecas. O chocolate chegou à Europa no século XVI e, quando passou a compor uma mistura com leite e açúcar, se tornou um dos doces mais apreciados mundialmente.

É difícil resistir a um bom chocolate, mas já experimentou harmonizá-los com vinhos? Esta dupla pode revelar sabores interessantes e inesperados, sobretudo, para quem gosta de testar e surpreender o paladar. Para cada tipo de chocolate, há uma indicação diferente de estilo de vinho.

Para facilitar a tarefa, Thamirys Schneider, Sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, comenta como fazer boas combinações: “É preciso estar atento a algumas orientações para a experiência se complementar e gerar um terceiro sabor espetacular, como à quantidade de açúcar e gordura do chocolate, se ele tem castanhas e frutas ou se é mais amargo ou com mais leite. Tudo isso nos dá dicas para uma escolha mais assertiva do vinho ideal para cada chocolate. Mas o principal é não se esquecer que a harmonização certa é aquela que agrada cada paladar.”

Dia Mundial do Chocolate: aprenda a harmonizar esta iguaria com vinhos

Confira algumas dicas. 

  • Chocolate branco e vinhos brancos adocicados

O chocolate branco tem mais açúcar e gordura, pois é elaborado com manteiga de cacau ao invés da massa, então, é importante se atentar a dois detalhes: o vinho precisa ser igual ou superior em doçura e ter uma alta acidez para ajudar a limpar o paladar da untuosidade presente nesse chocolate.

Espumantes Moscatéis, vinhos botritizados como Sauternes e Tokaji Aszú, ou o estilo doce do uva Riesling, são excelentes harmonizações com o chocolate branco, pois trazem alto dulçor e acidez vibrante.

O chocolate branco tem mais açúcar e gordura, pois é elaborado com manteiga de cacau ao invés da massa. Foto: Carina por Pixabay

  • Chocolate branco com frutas cítricas ou raspas de gengibre

Para um chocolate branco com sabores cítricos, também é preciso observar à quantidade de açúcar e gordura do chocolate para escolher o vinho. O vinho precisa ser mais doce, pois o chocolate branco tem mais açúcar, e de alta acidez, para contrastar com a gordura do chocolate e limpar o paladar. Os sabores cítricos como raspas de limão, laranja ou gengibre, agregam mais complexidade aos aromas e sabores, tornando interessante uma harmonização mais complexa.

  • Chocolate ao leite com tintos doces – similaridade

Atenção à similaridade: quanto mais doce o chocolate, mais doce deve ser o vinho,  e o contrário também vale. No caso do chocolate ao leite, a harmonização pode ser mais desafiadora, já que ele concentra bastante açúcar e gordura e tem pouco cacau. Essa combinação preenche o paladar de forma intensa e pode sobrepor vinhos tintos muito secos, ressaltando o amargor e provocando um contraste desagradável. Por isso, se você prefere chocolate ao leite, opte por vinhos tintos mais suaves ou com certo dulçor, que equilibram melhor a experiência.

Chocolate ao leite, a harmonização pode ser mais desafiadora, já que ele concentra bastante açúcar e gordura e tem pouco cacau. Foto: Pexels

Para compor a harmonização de chocolate ao leite com vinho, pode-se variar entre vinhos fortificados, como Vinho do Porto, conhecido como vinho de sobremesa, ou vinhos tintos na classificação suave. É importante se atentar, também, aos taninos do vinho, pois é preciso que seja um tanino mais macio. Outra dica é optar por tintos mais jovens, leves, frutados e com maior acidez, pois como o chocolate ao leite tem muita gordura, é preciso maior acidez para limpar o paladar.

  • Chocolates amargos com vinhos mais estruturados 

Os chocolates amargos, especialmente aqueles com teor de cacau a partir de 70%, são mais fortes e intensos no paladar, além de ter menos açúcar e gordura. Por terem maior concentração de cacau, permitem ter como par um vinho tinto mais seco e estruturado que acompanhe o peso do chocolate e tenha um equilíbrio nos sabores. Os taninos presentes no vinho e no chocolate (o cacau também tem tanino) irão se complementar, por isso um rótulo mais tânico pode ser uma boa pedida. Outra dica é considerar vinhos tintos com passagem por barrica, pois as nuances amadeiradas têm potencial para enriquecer a combinação.

Por terem maior concentração de cacau, permitem ter como par um vinho tinto mais seco e estruturado que acompanhe o peso do chocolate e tenha um equilíbrio nos sabores. Foto: Pexels

Vinhos tintos mais encorpados californianos das uvas Cabernet Sauvignon ou Zinfandel, tintos da uva Malbec provenientes de Mendoza, tintos do Alentejo, Portugal, ou até mesmo os exemplares Cabernet Sauvignon ou Pinotage da África do Sul, preferencialmente com passagem por barrica, são ótimas opções para harmonizar com chocolates amargos.

  • Na dúvida, aposte nos vinhos licorosos 

Os vinhos licorosos, também conhecidos como fortificados ou de sobremesa, são encorpados e geralmente doces, como é o caso do Vinho do Porto e do Marsala. Estes exemplares, por terem muito dulçor, harmonizam bem por similaridade com chocolate ao leite. Outra possibilidade bacana é a harmonização por contraste com chocolates mais amargos, criando um terceiro sabor espetacular unindo o dulçor do vinho com o amargor do chocolate amargo.

Outra vantagem dos vinhos licorosos é que eles têm boa estrutura para também acompanhar chocolates com frutas, amêndoas, nozes, castanhas, e até mesmo se o chocolate for aquele recheado com licor. Esse estilo de vinho é um coringa para harmonizar com chocolates!

… Bom dia! “O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus próprios sonhos”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Patricia Córdoba, César Luiz Mendes, Jair Azambuja, Fabio Edir dos Santos Costa, Rosilene dos Santos Araujo, Délia Queiroz, Sueli Cardoso, Clovis Rogel Oliveira, Adelita dos Santos Rosa Santana, Edimara Meliso Gonçalves, Henrique Sandim Matos, Cris Fernandes e Luzia Ribeiro Ramos. Happy birthday!

Campanha Vizzano com Alessandra Ambrosio – Fotos: Fernando Tomaz

… As fotos falam antes do styling — mas, desta vez, também sussurram segredos. Em um editorial que mistura je ne sais quoi, indulgência e luxo sensorial, a Vizzano estabelece um brand linking emblemático com Alessandra Ambrosio— e entrega uma direção criativa que projeta um storytime onde o voyeurismo é estilizado com sofisticação.

Os enquadramentos sugerem bastidores — ou algo ainda mais íntimo: o closet, lugar onde o sagrado feminino experimenta todas as suas nuances. As poses remetem a cliques fluídos, ora imponentes, ora provocativos. A temática alude ao universo pessoal e editado dos stories — onde tempo, frames e emoção se fundem em camadas.

… O resultado? Impacto absoluto. É como se cada take fosse um convite para atravessar a cena — e não apenas estar diante dela — no instante exato em que o glamour encontra a intenção. Campanha Vizzano com Alessandra Ambrosio – Fotos Fernando Tomaz

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados