Política
Paulo Corrêa representa ALMS na Expo Paraguay Brasil e reforça movimento pela integração econômica bilateral
O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), participou nesta quarta e quinta-feira (6 e 7), da Expo Paraguay Brasil, feira multisetorial, realizada em Assunción, capital paraguaia, para promover debates e encontros que visam estreitar os laços econômicos e possibilitar novas conexões empresariais que podem beneficiar ambos países.
Durante o evento, Paulo Corrêa destacou as vantagens da parceria econômica para Mato Grosso do Sul, ressaltando a posição estratégica do Estado para explorar novas oportunidades comerciais e fortalecer sua economia com apoio da Rota Bioceânica. “Essa proximidade com o Paraguai abre portas para investimentos em diversos setores, gerando crescimento para nossa região”, afirmou o parlamentar, ao lado do governador Eduardo Riedel (PSDB) e do presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen.
“A integração econômica que estamos criando é de extrema importância para Mato Grosso do Sul. Com a Rota Bioceânica, estamos estabelecendo um corredor estratégico que liga o Brasil, atravessa o Paraguai e a Argentina, e chega ao Chile, no Oceano Pacífico. Essa rota facilita o comércio, reduz custos logísticos e amplia o acesso a mercados asiáticos, fortalecendo nossa conexão com o Paraguai, nosso país vizinho, e com demais parceiros da região”, pontuou Corrêa.
O parlamentar ainda ressaltou o papel da ALEMS no processo. “A Assembleia Legislativa tem sido uma parceira ativa, trabalhando com o Governo do Estado e a iniciativa privada, por meio da Fiems, para fortalecer essa infraestrutura e apoiar políticas que garantam o sucesso da rota. Estamos unidos com outros estados e países envolvidos para transformar a Rota Bioceânica em uma realidade concreta que traga crescimento e oportunidades para nossa população”, garantiu.
Encontros com empresários dos setores de construção civil e celulose
A comitiva sul-mato-grossense se reuniu com a Ministra de Obras Públicas do Paraguai, Claudia Centurión, para discutir os avanços da Rota Bioceânica, que segue em ritmo acelerado. O tema também foi tratado com representantes da Tecnoedil, empresa líder do consórcio PYBRA e responsável pela construção da ponte bioceânica, que informou que a obra segue dentro do cronograma, com entrega prevista para fevereiro de 2026.
A empresa ainda anunciou a intenção de instalar uma unidade em Mato Grosso do Sul. Também houve discussões sobre cooperação com a Paracel, empresa que investe US$ 3 bilhões na área de celulose em Concepción, Paraguai, visando à qualificação profissional em parceria com Mato Grosso do Sul, referência mundial na produção de celulose.
Após a apresentação do painel “Mato Grosso do Sul e Paraguai: oportunidades na Rota Bioceânica”, conduzida pelo governador Eduardo Riedel, foram realizadas reuniões setoriais focadas em temas como o sistema alfandegário e o gás natural, reforçando a integração entre os dois países.