Empreendedorismo
Entidades firmam parceria para aproximação de empresas do Brasil e da Coréia do Sul
Com o objetivo de aproximar as startups, empresas tradicionais e negócios inovadores localizados no Brasil da Coréia do Sul, nesta terça-feira (2), o Ecossistema Local de Inovação de Dourados e a Câmara de Comércio da Coréia do Sul celebraram um termo de interesse de parceria e apoios em inovação, tecnologia e negócios. A assinatura ocorreu no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
A parceria foi oficializada por representantes das 29 instituições que integram o Ecossistema de Inovação de Dourados, entre elas, o Sebrae. O conselheiro do Sebrae/MS e secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Ricardo Senna, enfatiza que o Governo do Estado estimula o desenvolvimento de Ecossistemas de Inovação.
“O Governo do Estado, em parceria com o Sebrae, tem feito uma série de ações para impulsionar e fortalecer os Ecossistemas de Inovação. A gente entende que, por meio da inovação, agregamos valor aos nossos produtos, serviços e forças econômicas. E agora estamos dando um passo importante com o Ecossistema de novação de Dourados, onde uma parceria com a Câmara de Comércio Brasil e Coreia do Sul está sendo estabelecida. É um primeiro passo para a internacionalização dos nossos ecossistemas e uma janela de oportunidades para que possamos realizar uma série de ações, e, principalmente, a troca de experiências com o país”, disse Senna.
Para o conselheiro do Sebrae/MS e diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Márcio de Araújo Pereira, essa aproximação é estratégica. “A Coreia do Sul é um dos principais centros tecnológicos do mundo, assim, o trabalho em conjunto com essa referência é importante para o desenvolvimento do próprio Estado. Queremos criar acordos e cooperações que tragam esse intercâmbio de conhecimento e de inovação entre quem já está à frente em tecnologia, para que o Brasil também consiga se inserir e Mato Grosso do Sul cresça ainda mais”, pontua.
Segundo o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Coréia (CCIBK), Pablo Palhano, a parceria trará oportunidades para os dois países. “Esse trabalho em conjunto coloca o Brasil em um novo ciclo de desenvolvimento com parcerias entre universidades sul-coreanas e brasileiras que trarão possibilidades de intercambio para estudantes dos dois países, além de trazer novas oportunidades para os nossos empresários brasileiros, a partir da nossa atuação, juntamente com a Universidade Federal, o Governo do Estado, Sebrae e as entidades de classe que estão aqui representadas”, destaca.
Conexão Brasil e Coréia do Sul
A parceria visa a realização de estudos técnicos e jurídicos para viabilização de projetos empresariais, promovendo a geração de empregos locais, priorizando a contratação de recursos humanos, empresas e fornecedores de bens e serviços sediados em Dourados e elaboração de propostas e ações nas seguintes áreas: Turismo, Segurança Pública, Iluminação Pública, Tecnologias, Negócios, Investimentos, Meio Ambiente, Smart City (Cidades Inteligentes), Startups, entre outras.
Também está previsto o apoio para a promoção de cooperativas de produtos locais para inserção dos itens na Coréia do Sul e na Ásia; além da aproximação de empresários brasileiros e sul-coreanos, incluindo eventos no Brasil e na Coréia do Sul. A parceria inclui ainda a organização de visitas técnicas e missões empresariais à Coréia do Sul, com o suporte de empreendimentos parceiros da CCIBK Brasil, dentre outros pontos.
Para mais informações sobre as ações de inovação do Sebrae/MS, os interessados podem entrar em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.