Connect with us
29 de Setembro de 2024

Cidades

Governo do Estado leva ações de segurança e cidadania a indígenas de Miranda

Com objetivo de atender os povos indígenas do Pantanal, o município de Miranda recebe a 4ª edição do Programa MS em Ação: Segurança e Cidadania, com oferta de serviços essenciais a mais de 9 mil indígenas que vivem nas 13 comunidades presentes no município.

A ação coordenada pela Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) e pela SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), será realizada na Escola Municipal Indígena Polo Coronel Nicolau Horta Barbosa, na Aldeia Cachoeirinha, que teve abertura oficial na noite de ontem (5).

Ação leva atendimentos essenciais para a população indígenas. Foto: Álvaro Rezende – Secom.

Neste sábado (6) e domingo (7), a população indígena terá acesso a serviços gratuitos disponibilizados pelos 40 parceiros. Desde a emissão de documentos pessoais como Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho, bem como solicitação de benefícios junto ao INSS, casar ou divorciar, passar por atendimentos na Defensoria Pública, por consultas médicas, com dentistas, vacinação e receber orientações da correta escovação e higiene bucal.

Desde a sua primeira edição o MS em Ação: Segurança e Cidadania, atendeu diretamente 17.400 pessoas e realizou a emissão de 3.464 documentos, promovendo a garantia dos direitos fundamentais, além da aproximação das forças de segurança com as comunidades, fomentando o desenvolvimento sustentável e inclusivo com respeito e preservação cultural por onde passou.

De acordo com o secretário-executivo de Segurança Pública, Coronel Wagner Ferreira da Silva, o programa que é uma política de Estado, vem se fortalecendo e aprimorando as políticas públicas voltadas às comunidades tradicionais.

“O programa vem sendo fortalecido a cada ação executada, graças a efetiva participação dos parceiros que entenderam a necessidade dessas comunidades vulneráveis. A ação em Miranda é prova disso, teremos o maior grupo de parceiros disponibilizando novos serviços no âmbito deste programa”, finaliza.

Serão dois dias intensos de atendimentos que contará ainda com palestras, cursos, exposições de materiais e aeronave, sala de cinema e brinquedos para as crianças brincarem enquanto os pais recebem atendimento.

A ação tem apoio de 40 instituições. Foto: Álvaro Rezende – Secom.

Pela primeira vez a ação é realizada para os povos indígenas do Pantanal, uma parceria entre o Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Miranda e comunidade local. Serão atendidas as comunidades indígenas: Cachoeirinha; Argola; Babaçu; Boa Esperança; Lagoinha; Lalima; Mãe Terra; Moreira; Morrinho; Passarinho; Kinikinau; Kay Koe e Nossa Senhora de Fátima.

“A 4ª edição do evento, será realizada pela primeira vez para o Povos do Pantanal, e reflete o compromisso contínuo do Governo em promover a inclusão social e a cidadania. Essa ação é essencial por diversos motivos, primeiramente, proporciona acesso direto a serviços públicos que muitas vezes são inacessíveis para as comunidades indígenas devido à distância geográfica e à falta de infraestrutura. Além disso, fortalece o vínculo entre as comunidades indígenas e o Estado, promovendo um diálogo mais próximo e uma compreensão mútua das necessidades e desafios enfrentados pelos povos indígenas. É um exemplo de como políticas públicas bem implementadas podem transformar realidades, fortalecendo a cidadania e a segurança das comunidades indígenas do Mato Grosso do Sul”, explica a Secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza.

Conselhos Comunitários de Segurança Indígena

Durante a abertura oficial da ação, será realizada a posse dos membros dos Conselhos Comunitários de Segurança Indígena, que receberão as respectivas carteiras de identificação e distintivos. Uma ação afirmativa desenvolvida pela Sejusp, fortalecendo a integração entre a comunidade indígena e os órgãos da Segurança Pública.

Parceiros

Prefeitura Municipal de Miranda, Anoreg, Ministério Regional do Trabalho e Emprego, Funtrab, Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, Defensoria Pública da União, Funai, Secretaria de Estado da Fazenda, Secretaria de Estado de Saúde, Faculdade Refferencial de Odontologia de Campo Grande; DSEI, SESAI, Coordenadoria Geral de Perícias – Instituto de Identificação Gonçalo Pereira, Receita Federal, INSS, Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, DEAM, DOF, CHOQUE, BOPE, Corpo de Bombeiros Militar, Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo da Sejusp, Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, SENAI, FAMASUL/SENAR, Observatório da Cidadania, Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fudesporte e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Justiça

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul está empenhado em levar seus serviços às comunidades tradicionais do Estado. Nesse contexto, o programa Juizados em Ação nas Comunidades Tradicionais e a Carreta da Justiça estarão presentes na Aldeia Cachoeirinha, em Miranda, entre os dias 6 e 7 de julho.
A iniciativa integra o projeto “MS em Ação: Segurança e Cidadania”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O presidente do TJMS, Des. Sérgio Fernandes Martins, apoia fortemente essa ação, que está alinhada com os esforços da atual administração do Tribunal em ampliar o acesso à justiça e promover a cidadania.
Entre os serviços oferecidos estão o reconhecimento de união estável, a conversão de união estável em casamento, causas de até 40 salários-mínimos e serviços de atermação. Além disso, a ação contará com a participação de diversos órgãos e entidades parceiros, como a Receita Federal (RF), o Ministério Público (MPMS), a Defensoria Pública (DPE), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), a Secretaria de Saúde de Miranda, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Associação dos Notários e Registradores (Anoreg), a Fundação do Trabalho (Funtrab), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e outros.
A abertura oficial acontecerá nesta sexta-feira,  dia 5 de julho, às 18h30, e os atendimentos serão realizados nos dias 6 e 7 de julho, sábado e domingo, na Escola Municipal Indígena Polo Coronel Nicolau Horta Barbosa, com início às 9 horas. A Aldeia Cachoeirinha, lar do povo Terena com 3,4 mil habitantes, será beneficiada por essa importante iniciativa do Poder Judiciário.
Juizados em Ação
Idealizado pelo Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, sob presidência do Des. Alexandre Bastos, o Programa oferece soluções pré-processuais, agilizando atermações das demandas, e com isso consolidando cada vez mais a democratização do acesso à justiça ao se deslocar até povos e comunidades tradicionais. Já a Carreta da Justiça é uma unidade móvel de atendimento do Poder Judiciário semelhante a um minifórum, com competência para apreciar e julgar ações de natureza cível, criminal e dos juizados especiais.

Programa “MS em Ação: Segurança e Cidadania”

Instituído por meio da Resolução conjunta Sejusp e SEC Nº 001, foi criado com o propósito de fortalecer e aprimorar as políticas voltadas para o exercício pleno da cidadania, direcionadas às comunidades tradicionais, bem como às populações que residem em regiões remotas, de difícil acesso e em condições de vulnerabilidade.

Garantindo a proteção dos direitos humanos, a preservação da cultura e identidade, a promoç:ão da igualdade e inclusão, o desenvolvimento sustentável, o empoderamento comunitário, a redução das disparidades sociais e o respeito ao território.

SERVIÇO:

MS EM AÇÃO: SEGURANÇA E CIDADANIA

 06 de julho de 2024
09h às 12h e 14h às 17h – Atendimentos
Local: Escola Municipal Indígena Pólo Coronel Nicolau Horta Barbosa, na Aldeia Cachoeirinha.

 07 de julho de 2024
08h às 12h e 13h às 16h – Atendimentos
Local: Escola Municipal Indígena Pólo Coronel Nicolau Horta Barbosa, na Aldeia Cachoeirinha.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados