Cultura/Turismo
Sesc Lageado completa dez anos transformando vidas por meio da arte
No coração do bairro Parque do Lageado, em Campo Grande, nasceu, há dez anos, o Sesc Lageado, um espaço que se tornaria um farol de possibilidades e transformação. Mais do que uma escola de arte, o Sesc Lageado representa um convite a novos caminhos para crianças e adolescentes que descobriram, por meio da dança e da música, as chaves para a mudança.
Entre os muitos jovens que encontraram no Sesc uma oportunidade, está Yasmin dos Santos Ribeiro, hoje com 18 anos. Ela começou aos 8 anos no curso de balé e viu sua vida transformada.
“Eu iniciei no Sesc no curso de balé, que é onde estou até hoje. Lembro que no início ficava encantada. O Sesc é repleto de música, dança e possibilidades. É o melhor lugar para crescer, com apoio dos professores e colaboradores para realizar nossos sonhos”, relembra Yasmin.
Agora planejando cursar Nutrição, Yasmin reflete sobre o que aprendeu no Sesc. “Entendi que dedicação e disciplina são fundamentais. Quero continuar na dança e na cultura, porque estar no Sesc me mostrou que podemos ser muitas coisas ao mesmo tempo. Somos um quebra-cabeça, temos várias partes que contribuem para formar quem somos”.
Sua mãe, Rosilda dos Santos, reforça o impacto positivo na vida da filha. “A dança ensinou disciplina e foco à Yasmin. Matriculei uma criança e hoje vejo uma jovem realizando seus sonhos com a dança, e tudo isso graças ao Sesc.”
Transformação coletiva
Desde os primeiros cursos de violão, teclado, canto e balé, todos oferecidos gratuitamente, o Sesc Lageado se tornou mais do que um ponto de encontro cultural. É uma referência de transformação para jovens, suas famílias e toda a comunidade.
Com mais de 5 mil alunos atendidos ao longo da década, a unidade promove mudanças significativas na região. O Projeto Monitoria, por exemplo, incentiva a entrada de alunos na universidade, como os oito monitores que atualmente cursam faculdade na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Além de terem a oportunidade de compartilhar e ensinar tudo o que aprenderam no Sesc Lageado, multiplicando seus saberes, os participantes também recebem um incentivo financeiro, reforçando o compromisso do projeto com a valorização de sua dedicação e desenvolvimento pessoal.
Além disso, iniciativas como o Coral Infantojuvenil e a Orquestra Jovem Sesc MS levam talentos locais a eventos dentro e fora do estado. Em 2016, o primeiro grupo formado, a Camerata Sesc Lageado, deu origem à Orquestra Jovem, que hoje conta com 38 integrantes.
Trajetória que vai além da arte
A atuação do Sesc Lageado vai além dos palcos. A unidade realiza eventos que conectam a comunidade, como mostras culturais e espetáculos, além de projetos sociais que promovem inclusão e desenvolvimento sustentável.
Musicais e grupos como Som que Chora e Banda Ecoar surgiram no Sesc, e bailarinas já se apresentam de forma independente. Além disso, este ano a aluna Thalita Dias estreia como atriz profissional em uma companhia de teatro de Campo Grande.
Hoje a unidade também conta com aulas de audiovisual, onde os alunos aprendem arte digital, criação de vídeo e de trilhas, entre outros.
Rosilda, mãe de Yasmin, destaca o impacto das atividades do Sesc Lageado em toda a comunidade. “Os adolescentes aprendem valores que levam para a vida e têm algo para fazer no contraturno, afastando-os das influências negativas do bairro.”
Para a diretora regional do Sesc MS, Regina Ferro, o compromisso do Sesc MS de promover a cultura como meio de transformação social continua. “O Sesc Lageado segue com sua missão de levar arte, cultura e esperança. Em cada esquina do bairro, em cada sorriso de uma criança, vemos a transformação que a arte promove, ampliando horizontes e criando um novo sentido para o futuro.”