Esportes
Colômbia vence Uruguai e enfrentará a Argentina na final da Copa América
Foi com emoção, luta e muita entrega que a Colômbia chegou à final da Copa América. Os colombianos venceram o Uruguai por 1 a 0 nesta quarta-feira, em Charlotte, e enfrentarão a Argentina no domingo, na grande decisão da competição. Se em todo o torneio a Colômbia brilhou pelo futebol bonito apresentado, a vitória na semifinal foi na base do coração. Com um a menos desde o primeiro tempo, com expulsão infantil de Muñoz, os colombianos resistiram à pressão uruguaia e se garantiram na final.
Argentina e Colômbia se enfrentarão na final da Copa América de 2024. Enquanto os argentinos tentam o 16º título da competição, os colombianos vão atrás da segunda taça da história deles. Esta será a primeira vez que a final do torneio será disputada entre os dois países.
As equipes se enfrentarão no domingo, às 21h (de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami, na Flórida. Uruguai e Canadá vão medir forças na disputa do terceiro lugar no sábado.
Uruguai e Colômbia entregaram tudo que prometeram nesta partida. Desde o início, o jogo foi animado para as duas equipes. Enquanto Luis Díaz deu trabalho pelo lado colombiano, Darwin Núñez foi o mais acionado pela Celeste. O atacante uruguaio, no entanto, falhou na hora de concretizar as três chances que teve.
Depois da melhor chance do Uruguai, a Colômbia começou a dominar a partida. Com James mortal na bola parada, Lerma subiu mais que todo mundo e fez de cabeça em cobrança de escanteio. Os colombianos seguiram em cima tentando o segundo, mas sofreram um golpe no fim do primeiro tempo. Muñoz acertou uma cotovelada em Ugarte e foi expulso.
Com um a mais, o Uruguai foi para cima da Colômbia, mas não criou grandes oportunidades. Os colombianos souberam sofrer, picotaram o jogo no início do segundo tempo e fecharam a defesa. Foi no sufoco, mas a Colômbia resistiu até o fim da partida e ainda teve as melhores chances da etapa final, ambas com Uribe — que em uma oportunidade finalizou para fora e na outra parou em Rochet. Fim de jogo foi de muita festa.
Expulsão de Muñoz
O jogo foi quente e brigado entre Uruguai e Colômbia até depois do apito final. Em campo, foram muitas faltas e reclamações. Muñoz, que já tinha cartão amarelo por uma falta aos 30 minutos do primeiro tempo, em uma confusão acertou uma cotovelada em Ugarte. O lateral-direito, um dos destaques da competição, foi expulso e está fora da final.
Tão logo o árbitro apitou o final do jogo, os jogadores colombianos que estavam fora de campo invadiram o gramado para celebrar a volta do país a uma decisão 23 anos após o título de 2001. Os uruguaios reagiram de forma ríspida, com troca de empurrões e xingamentos aos adversários.
A confusão começou no gramado e se estendeu para as arquibancadas. Os jogadores do Uruguai foram até a torcida, segundo o zagueiro Giménez, para proteger os familiares dos atletas. Nas imagens, Darwin Núñez foi flagrado dando um soco em um torcedor colombiano.
O destaque da partida ficou com James Rodríguez, do São Paulo, que deu a sexta assistência dele em cinco jogos nesta Copa América. Também na Colômbia, Richard Ríos fez boa partida e saiu lesionado no segundo tempo, com dores no joelho. Jhon Arias, do Fluminense, foi substituído no intervalo por Santiago Arias, do Bahia.
No lado do Uruguai, Rochet, do Internacional, foi o grande destaque, com duas boas defesas na partida. Três jogadores do Flamengo atuaram. De La Cruz foi titular. Sem destaque, recebeu o segundo amarelo por falta em Richard Ríos e está fora da disputa de 3º lugar. Varela entrou no fim do primeiro tempo, no lugar do lesionado Bentancur, e saiu no início do segundo. Arrascaeta entrou no fim do jogo e fez partida discreta. Canobbio, do Athletico, entrou nos acréscimos.