agronegócio
Semadesc apresenta resultados das ações do Governo para conservação do solo e água
A Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) participou da VIII Reunião Centro Oeste de Ciência do Solo e do V Simpósio de Nutrição de Plantas Cultivadas no Cerrado. Os dois eventos, realizados pelo Núcleo Regional Centro-Oeste (NRCO) da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) entre os dias 10 e 12 de julho em Campo Grande, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, tiveram como tema central a “Ciência do solo na adaptação dos sistemas agrícolas às mudanças climáticas”.
Na manhã de quarta-feira (10), o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta, participou da cerimônia de abertura dos eventos e apresentou o histórico e resultados do PROSOLO (Plano Estadual de Manejo e Conservação de Solo e Água), ação estratégica do Governo do Estado para recuperação e conservação do solo e das águas em Mato Grosso do Sul. “O Prosolo compreende o desenvolvimento de atividades de contenção de processos erosivos, como terraceamento, adequação de estradas vicinais e restauração da vegetação nativa visando conservar rios e nascentes”, lembrou Beretta.
Na quinta-feira (11), o engenheiro agrônomo Ismael Meurer, da Semadesc, mediou o painel “Conservação do solo e água como condição para terras produtivas”, que contou com a participação de Arthur Carniato Sanches (UFGD), Thiago Trento (Fundação MT), Renato Roscoe (ITV) e Roberto Castro (Syngenta).
A Reunião Centro-Oeste de Ciência do Solo (RCOCS) é o principal evento do Núcleo Regional Centro-Oeste da SBCS e tem como objetivo discutir os avanços e entraves para a ciência do solo na região. A programação do evento inclui palestras, debates, espaço técnicos e mesas redondas, as quais contarão com a presença de palestrantes pesquisadores de renome com pesquisas aplicadas e de impacto, relacionadas ao tema central. O público alvo constitui-se em empresários e profissionais do setor, técnicos, consultores, produtores rurais, professores, pesquisadores e estudantes em nível de graduação e pós-graduação.