Connect with us
29 de Abril de 2025

Cidades

Procons municipais criam colegiado para ações conjuntas em Mato Grosso do Sul

Gestores dos Procons municipais de Mato Grosso do Sul criaram, nesta semana, um colegiado voltado à promoção de ações conjuntas que fortaleçam a proteção, orientação e defesa dos direitos dos consumidores sul-mato-grossenses.

Inicialmente, o grupo é composto por representantes de 10 dos 45 Procons municipais do Estado e tem como objetivo articular e implementar políticas públicas que assegurem o respeito aos direitos dos consumidores, além de promover a equidade nas relações de consumo.

De acordo com o secretário-executivo do Procon/MS, Angelo Motti, a criação do colegiado representa um marco histórico na relação institucional, pois amplia a participação dos gestores municipais na formulação, execução, financiamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas de defesa do consumidor no Estado.

Sobre o Colegiado

O COGEMODC-MS (Colegiado de Gestores Municipais de Proteção, Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul) é composto por servidores designados pelas administrações municipais para atuar nos respectivos Procons. As reuniões do colegiado estão previstas para ocorrer trimestralmente.

A diretoria-executiva da organização foi eleita, na última quinta-feira (24), definindo como presidente Walder de Freitas (Procon Chapadão do Sul), vice-presidente Carla Rafaela da Silva Lima (Procon Aparecida do Taboado), secretário de Coordenação Técnica Luiz Thomaz de Aquino Júnior (Procon Caarapó), secretária de Articulação Nikely Alves Costa (Procon Bela Vista) e secretário de Assuntos Jurídicos José Wilian Silveira Domingues (Procon Amambai).

Os membros da diretoria devem obrigatoriamente ser gestores municipais de proteção, orientação e defesa do consumidor, sendo que a perda dessa condição implica automaticamente na perda do cargo no colegiado. O mandato da diretoria é de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.

O estatuto do colegiado também prevê a criação do CRR (Conselho de Representantes Regionais), com a indicação de dois membros titulares e dois suplentes para representar as seguintes regiões: Campo Grande, Pantanal, Sudoeste, Norte, Bolsão, Grande Dourados, Sul Fronteira, Cone Sul e Leste.

Segundo o presidente do COGEMODC-MS, Walder de Freitas, “daqui para frente, vamos estreitar o relacionamento com o Procon Estadual e oferecer mais estrutura aos Procons municipais, possibilitando a realização de audiências e a aplicação de sanções”.

Walder acrescenta ainda que a Aprocons (Associação dos Procons de Mato Grosso do Sul) será convidada a participar dessa articulação conjunta. Já os nomes dos integrantes do Conselho de Representantes Regionais vão ser definidos em maio.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados