Connect with us
24 de Agosto de 2025

Economia

MS tem menor taxa de desocupação para um primeiro trimestre na série histórica, aponta IBGE

Mato Grosso do Sul registrou uma taxa de desocupação de 4,0% no 1º trimestre de 2025. É o que mostra o último relatório da PNAD Contínua Trimestral divulgada pelo IBGE. O resultado representa uma redução de 1 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2024, quando o índice era de 5,0%, consolidando-se como o menor percentual já registrado pelo estado para um primeiro trimestre desde o início da série histórica.

Apesar do leve aumento frente ao quarto trimestre de 2024 (3,7%), o desempenho do estado ainda é um dos melhores do país: Mato Grosso do Sul ocupa a sexta posição no ranking nacional das menores taxas de desocupação, atrás apenas de Santa Catarina, Rondônia, Mato Grosso, Espírito Santo e Paraná. No recorte das capitais, Campo Grande aparece com 4,1% de desocupação, garantindo o quinto melhor índice entre todas as capitais brasileiras.

Outros indicadores importantes também foram destacados na análise. A renda média real mensal do trabalhador sul-mato-grossense atingiu R$ 3.891,00 — aumento de 9,11% em comparação com o último trimestre de 2024, e de 3,70% em relação ao mesmo período do ano anterior. A taxa de informalidade caiu para 30,5%, mantendo a tendência de formalização do mercado de trabalho no estado, enquanto a taxa de contribuição à previdência cresceu e atingiu 72,1%, refletindo o fortalecimento do vínculo empregatício formal.

Apesar da queda na taxa de participação na força de trabalho (63,4%) e no nível de ocupação (60,9%), os dados demonstram solidez e resiliência do mercado de trabalho sul-mato-grossense. “O recuo da desocupação e a elevação dos rendimentos mostram que as políticas de desenvolvimento do Governo do Estado, com a atração de novas indústrias e o fomento a novas cadeias produtiva segue dando resultados positivos na geração de emprego e renda”, avaliou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Confira no link a análise da Assessoria Especial de Economia e Estatística da Semadesc e pela Gerência do Observatório do Trabalho de MS, com base nos microdados do IBGE.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados