Política
Semana política começa com expectativa da presença de Bolsonaro na convenção do PSDB
A semana política começa com a incógnita sobre a presença ou não do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, e do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, na convenção do PSDB, na próxima quinta-feira (08), que vai oficializar a candidatura do deputado federal Beto Pereira a prefeito de Campo Grande e provavelmente a da coronel PM Neidy Nunes Barbosa (PL) como vice-prefeita.
Juntos e mesmo separados, Bolsonaro ou Valdemar, podem vir a Campo Grande nesta semana e pousar no ninho tucano para oficializar o apoio do partido ao dep. federal Beto Pereira (PSDB), durante a convenção, e cuja candidatura já tem no seu arcabouço o MDB, Solidariedade, PV, Avante, PDT e Podemos.
O calendário eleitoral estipula o período para partidos e federações realizarem suas convenções entre o último sábado (20) e o dia 05 de agosto.
Não Apareceram
Em Campo Grande, as convenções começaram no sábado (20). O PT deu o pontapé com o ineditismo dos candidatos a prefeita e vice, Camila Jara e Zeca do PT, não comparecerem à festa. O partido promete trazer a presidente nacional Gleisi Hoffmann no dia 03 de agosto. Talvez Jara e Zeca compareçam desta vez.
Os Progressistas também realizaram convenção no sábado, sem Bolsonaro, mas com a senadora Tereza Cristina no papel de “comandante”, como chegou a ser chamada pelo dep. Estadual Lídio Lopes, esposo da atual prefeita Adriane Lopes, oficializada como candidata do partido à reeleição.
O Podemos também fez sua convenção no sábado e oficializou o apoio ao candidato a prefeito Beto Pereira (PSDB). O partido é o primeiro a realizar convenção e confirmar a aliança com o tucano.
No dia 3 de agosto, será a vez do União Brasil realizar sua convenção para oficializar o nome da ex-deputada federal Rose Modesto como candidata a prefeita. Ate o momento o partido não anunciou o candidato ou candidata a vice na chapa. E até o dia 05 de agosto ainda estão agendadas as convenções de partidos como PSOL, Novo, PRD e PCO.
Reforço
Com o recesso parlamentar, iniciado na última quinta-feira (18) e previsto até o final deste mês, os 8 deputados federais e 3 senadores entram em campo para empenhar apoios a candidatos e candidatas junto ao eleitorado das cidades.
Apoio político daqueles que exercem mandatos atualmente em Brasília resume-se na quantidade e nos valores das emendas parlamentares destinadas às áreas estratégicas de atuação do Poder Público Municipal.
Aliada à realização das convenções dos partidos e federações, a participação destes parlamentares, pode ser determinante para impulsionar uma ou outra candidatura, principalmente no interior do Estado, onde estas emendas costumam ser anunciadas e comemoradas antes mesmo do dinheiro chegar e ser efetivamente aplicado.