Esportes
Em confronto direto, Grêmio vence o Vitória em Caxias do Sul
O Grêmio venceu o Vitória por 2 a 0 na manhã deste domingo, no Centenário, em jogo pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo sem jogar bem, o Tricolor Gaúcho dominou a maior parte do jogo e conseguiu o triunfo diante de um rival direto na briga contra o rebaixamento.
Soteldo abriu o placar aos 17 minutos do segundo tempo. O venezuelano aproveitou uma sobra na área, cortou a marcação e chutou rasteiro no canto de Lucas Arcanjo. Nos acréscimos, Reinaldo cobrou pênalti e ampliou a vantagem. O time de Renato Gaúcho interrompe uma sequência de três derrotas seguidas na competição e tem chance dedeixar o Z-4 na próxima rodada. Já a equipe de Thiago Carpine sofre a terceira derrota consecutiva e pode terminar a rodada entre os quatro últimos colocados. Veja os melhores momentos:
Com o triunfo em Caxias do Sul, o Grêmio vai a 14 pontos e segue na zona de rebaixamento, na 18ª posição. O Vitória se mantém com 15 pontos e é o primeiro time fora do Z-4, em 16º. Veja a classificação completa do Brasileirão.
Primeiro tempo
Os primeiros minutos de jogo foram de pouca emoção. Com o gramado do Centenário bastante prejudicado, os dois times tiveram dificuldades para trocar passes e articular as jogadas. A primeira finalização ocorreu aos 11 minutos, em chute de fora da área de Pavon, por cima do gol. Aos poucos, o time gaúcho foi aumentando a pressão e encontrando espaços na defesa do Vitória, mesmo com três zagueiros. Aos 25, em uma bela troca de passes do Tricolor, Carballo ficou cara a cara com Lucas Arcanjo, que salvou.
Dois minutos depois, o árbitro Savio Pereira Sampaio marcou pênalti em uma dividida do goleiro com Kannemann dentro da área. Mas o VAR anulou a marcação porque a bola já havia saído pela linha de fundo. Aos 38, o Grêmio teve sua melhor chance. Soteldo invadiu a área pela esquerda e cruzou para Edenilson, livre, cabecear para fora. Em um contra-ataque aos 44, Janderson foi o responsável pela única finalização do Vitória, em chute de fora da área que foi longe do gol.
Segundo tempo
O Vitória voltou com mudanças no segundo tempo e levou perigo no primeiro minuto de jogo, em cruzamento de Lawan. A resposta do Grêmio veio no minuto seguinte, também em um cruzamento de João Pedro que por pouco Edenilson não conseguiu escorar para o gol. O time gaúcho manteve o domínio do jogo, mas sem o mesmo ímpeto do primeiro tempo.
O técnico Renato Portaluppi já demonstrava irritação com os erros da equipe quando saiu o gol. Aos 17 minutos, Edenilson escapou pela ponta esquerda e cruzou na área. Após o corte da defesa, Soteldo ficou com a sobra, driblou o marcador e chutou rasteiro, no canto de Arcanjo. O Vitória respondeu e quase empatou logo depois com Wagner Leonardo, após um bate-rebate dentro da área, mas o lance foi anulado por falta de ataque. Depois disso, os donos da casa controlaram a partida e não foram ameaçados pelo ataque do time baiano. Nos acréscimos, o estreante Arezo foi derrubado por Reynaldo dentro da área. Reinaldo cobrou o fechou o placar.