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15 de Junho de 2025

Economia

Circuito Nacional de Diálogos Hidroviáveis debate fortalecimento da hidrovia Paraguai-Paraná

O coordenador de Mineração e Gás da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Eduardo Pereira participou ontem (05) da etapa internacional do Circuito Nacional Diálogos Hidroviáveis. O evento promovido pela Agência de Desenvolvimento Sustentável das Hidrovias e dos Corredores de Exportação (Adecon), reúne representantes do Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia e Uruguai para discutir o fortalecimento da Hidrovia Paraguai-Paraná.

Coordenador de Mineração e Gás da Semadesc, Eduardo Pereira participou do evento esta semana em Corumbá

Principal eixo de debate, a hidrovia é considerada estratégica para a integração regional e o desenvolvimento sustentável da faixa Oeste do Brasil. Estão em pauta temas como sinalização, dragagem e cooperação internacional. O evento teve início na tarde de quarta-feira (04) com uma visita técnica aos trechos da hidrovia.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável da Prefeitura de Corumbá, Odilon Rodrigues Silva, representou o prefeito Dr. Gabriel na cerimônia de abertura. O secretário destacou a importância da logística para atrair investimentos. “Já perdemos grandes empresas por falta de infraestrutura. Este debate é essencial”, afirmou.

O presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável das Hidrovias e dos Corredores de Exportação (Adecon), Adalberto Tokarski, anunciou que a proposta de concessão da hidrovia deve ser votada esta semana pela Antaq. O projeto prevê melhorias estruturais sem privatizar o rio. “Nosso objetivo é modernizar a navegação com mais segurança, eficiência e impacto ambiental reduzido”, disse.

De acordo com especialistas, o predomínio do transporte rodoviário no Brasil compromete a eficiência e eleva custos logísticos, enquanto a navegação interior oferece menor impacto ambiental e maior segurança operacional. O Governo Federal estima investimentos superiores a R$ 9 bilhões para ampliar a integração entre os modais hidroviário, rodoviário e ferroviário, como estratégia para otimizar a matriz logística nacional.

Criado em 2017, o Diálogos Hidroviáveis já reuniu cerca de 4 mil participantes em 15 edições presenciais e 10 webinários. A proposta é descentralizar o debate sobre infraestrutura, adaptando-o às realidades regionais. O evento conta com o apoio de entidades do setor portuário e logístico.

Participaram da mesa de abertura Edme Tavares (diretor aquaviário do DNIT); contra-almirante Alexandre Amendoeira Nunes (comandante do 6º Distrito Naval); Eduardo Pessoa (superintendente de Estudos e Projetos Hidroviários da Antaq); Eliezer Bulhões (diretor do Departamento de Gestão Hidroviária da Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação); Fernando Corrêa Santos (superintendente de Projetos Portuários e Aquaviários da Infra S.A.); Eduardo Pereira (coordenador de Mineração e Gás da Semadesc); Gabriela Costa (diretora-executiva da Associação de Terminais Portuários Privados); Darlan Carvalho (diretor da LHG Mining) e Francisco Cortinas (diretor da Hidrovias do Brasil).

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