agronegócio
Produtor rural de Miranda opta por investir em novo segmento após visita do Senar/MS
Em busca de uma nova atividade em sua propriedade, em Miranda, o produtor rural Odalzir Teixeira de Moura resolveu, literalmente, plantar bananeiras. Quando assumiu a área, dedicou-se somente à criação de búfalos. Depois de quatro meses, receberam a visita do Senar/MS que, por meio da ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) Horticultura, trouxe um novo olhar para o espaço.
Com experiência em administração de fazendas, Odalzir tentou ir para a área urbana, mas não se adaptou. Após esse período, juntamente com a esposa Elenice Garcia, adquiriu a propriedade em Miranda e o negócio logo tomou forma. “Não tinha nada plantado, nem um pé de mamão, só tinha a casa. Hoje já temos uma boa estrutura”, conta o produtor.
Inicialmente, o objetivo do negócio era a criação de búfalos, com produção de derivados do leite, como a mussarela. Depois, pensou em diversificar com a horticultura, plantando quiabos, mas com as orientações do Senar/MS e algumas pesquisas, foi possível encontrar o cultivo ideal: bananas.
“A banana deu certo. As mudas vieram de viveiros de Pernambuco. Como o clima de lá é mais fresco, e aqui quente demais, para aclimatar, tivemos que colocar em uma estufa, para ficar na sombra e adaptar”, destaca.
Com cerca de 1 mil bananeiras plantadas, atualmente Odalzir enfatiza a contribuição do Senar e os próximos objetivos. “Está tudo muito mais prático e agora aprendemos a preparar as mudas. A partir do ano que vem, vamos produzir as mudas aqui mesmo. Em vez de comprar mil mudas, nós vamos vender mil mudas”, comemora.