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16 de Junho de 2025

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Bioceânica: Porto de Itajaí (SC) vai integrar complexo da Rota e Paraguai terá Parque Logístico e Industrial na rodovia Transchaco

O Porto de Itajaí, em Santa Catarina, fará parte da  Rota Bioceânica, o novo corredor logístico que ligará a China ao Mercosul e à Europa, passando por países da América do Sul.

A confirmação de que Itajaí estará na rota foi confirmada pelo superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, em Brasília na quarta-feira (11), após reunião no Ministério do Planejamento.

“Participei de uma reunião com a equipe técnica do Ministério do Planejamento, na qual foi confirmada a entrada de Itajaí na rota, considerada estratégica para o comércio exterior brasileiro. Isso significa mais faturamento, arrecadação e empregos para Itajaí ”, afirmou o superintendente.

A expectativa da superintendência é que a medida aumente a competitividade do terminal catarinense e dos produtos do Sul e Centro-Oeste do Brasil. “Isso significa mais faturamento, arrecadação e empregos para Itajaí ”, afirmou Bastos.

Outro benefício é facilitar o comércio com países da Ásia, Europa e do próprio Mercosul. Um dos ganhos mais significativos para o Porto de Itajaí é a expectativa de crescimento nas exportações sul-americanas com destino à Europa, especialmente diante da possível celebração de um acordo de livre comércio com a União Europeia.

Agilidade e redução de Custos Logísticos

A Rota Bioceânica deve ser concluída até 2026 e o início das operações está previsto para 2027. Os principais benefícios são a redução de até 40% nos custos logísticos e a diminuição de cerca de duas semanas no tempo de transporte marítimo.

Parque Logístico e Industrial

Do lado Paraguaio, as movimentações em torno da Bioceânica também intensificam-se. Nesta semana, foi anunciada a construção de um Parque Logístico e Industrial, localizado no km 487 da Rota Delchaco, uma rodovia nacional do país, que atravessa o Chaco paraguaio , cruzando os departamentos de Presidente Hayes e Boquerón . Começa na fronteira argentna em José Falcón e termina na fronteira boliviana em Fortín Sgto. Rodríguez, percorrendo 780 km (485 milhas).

O Parque terá toda infraestrutura para a operação das empresas instaladas e está na região onde será construído também o gasoduto. O Governo do Estado e autoridades paraguaias já assinaram um acordo para desenvolver um projeto de estudo que viabilize um acordo de gás natural entre os dois países para fazer com que o gás  advindo da Argentina chegue até o Brasil via Rota Bioceânica, e seja conectado com o gasoduto Brasil-Bolívia, o que geraria uma nova oferta de gás em Mato Grosso do Sul por meio do lado paraguaio da Rota.

Bioceânica

A Rota Bioceânica, oficialmente denominada de Corredor Bioceânico de Capricórnio, terá um trajeto rodoviário de 3.250 km que vai conectar os oceanos Atlântico e Pacífico, passando por 8 territórios de 4 países – regiões de Tarapacá e Antofagasta, no Chile; Províncias de Jujuy e Salta, na Argentina; Departamentos de Boquerón, Presidente Hayes e Alto Paraguay, no Paraguai e o Estado de Mato Grosso do Sul, no Brasil), até chegar aos portos chilenos de Iquique, Antofagasta, Mejillones e Terminais Tocopilla.

Obras da ponte serão concluída até o final do próximo ano

Uma das obras que simbolizam a Rota Bioceânica no Brasil é a ponte que está sendo construída sobre o Rio Paraguai, unindo as cidades de Porto Murtinho e Carmelo Peralta, no Paraguai. A previsão é de que as obras sejam entregues até o final de 2026. No país vizinho, as obras ao longo da rodovia seguem em ritmo acelerado.

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