Connect with us
04 de Julho de 2025

Cidades

Mais um destino para o ‘elefante branco’: local vai abrigar o Parque de Tecnologia e Inovação da Capital

Durante a abertura do 3º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes, que teve início nesta quinta-feira (26) em Campo Grande, a prefeita Adriane Lopes destacou o próximo passo para a requalificação do Centro Municipal de Belas Artes: o local vai abrigar o Parque Tecnológico e de Inovação de Campo Grande (ParktecCG) e a nova sede da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec).

A área, que abriga uma obra abandonada há mais de três décadas, está localizada na Avenida Ernesto Geisel com a Rua Plutão e seu destino se arrasta há mais de três décadas . O “elefante branco”, como o local passou a ser chamado, já passou pelas gestões  de Nelsinho Trad , Alcides Bernal , Gilmar Olarte, Marquinhos Trad e atualmente Adriane Lopes .

A prefeita garante que, com investimento previsto de R$ 33 milhões, oriundos da linha Procidades – Cidades Inteligentes (recursos FGTS), do Ministério das Cidades e outras fontes, o espaço será transformado em um ambiente moderno, voltado à inovação, tecnologia e cultura.

“Transformar o Belas Artes em um Complexo de Cultura, Tecnologia e Inovação é mais que uma obra física, é um compromisso com o futuro de Campo Grande”,  afirmou a prefeita Adriane Lopes durante o evento.

A primeira etapa da obra já está em andamento e contempla a reestruturação dos espaços destinados à cultura. A nova fase dará forma ao projeto que integrará cultura e tecnologia em um único lugar.

Com mais de 15 mil metros quadrados de área total, o Complexo contará com salas para dança e música, auditórios, estúdios, laboratórios, espaço para coworking, incubadoras de empresas, estúdio de podcast, áreas para eventos e exposições, além de espaço de convivência e de alimentação.

Congresso Cidades Inteligentes

O anúncio foi feito durante o 3º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, e com apoio institucional da Assomasul e Fiocruz. O encontro reúne prefeitos, gestores, servidores, vereadores e especialistas para debater soluções tecnológicas aplicadas à gestão pública.

A cerimônia de abertura contou com a participação da prefeita Adriane Lopes; do diretor-presidente da Agetec, Leandro Basmage; além de prefeitos de diversas cidades e representantes do setor de tecnologia.

O evento também será palco para a entrega do selo Prefeito Inovador 2025 e do reconhecimento a Projetos Inovadores 2025, que valorizam boas práticas na construção de cidades mais inteligentes, eficientes e conectadas. A prefeita Adriane Lopes foi selecionada como Prefeita Inovadora pelo projeto de Implantação da Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Campo Grande é finalista, com o projeto “Digitalização da Avaliação de Risco de Queda de Árvores”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semades) em parceria com a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec). O sistema Arbolink permite a gestão completa da arborização urbana, aprimorando a avaliação de riscos.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados