Aproveitar as festas juninas e julinas é tradição de muitos sul-mato-grossenses que aguardam ansiosos esta época do ano, principalmente, por conta da chegada das receitas típicas que aquecem o coração mais do que a fogueira de São João. Pensando em abraçar esse público, muitos empreendedores do ramo da gastronomia, em Campo Grande, entraram no clima de Arraiá e incluíram no cardápio receitas típicas da época como cural, canjica e arroz doce.
Essa foi a estratégia adotada pelas sócias Wanessa Rodrigues e Gleicy Héllen. No Amora’s Café Bistrô, as empreendedoras participantes do programa Move Mais do Sebrae/MS, elaboraram pratos deliciosos para receber os clientes: canjica, arroz doce, cural, pamonha assada e pavê de paçoca. Para complementar as opções oferecidas, elas também criaram um sabor exclusivo da bebida que combina caramelo salgado, café e paçoca com leite vaporizado.
As empreendedoras destacam que ouvir e atender aos desejos dos clientes tem sido o diferencial de vendas para o negócio desde que foi inaugurado em janeiro de 2024, no edifício Evidence. “Já criamos e incluímos itens no cardápio a partir das sugestões dos próprios clientes. Isso faz com que eles se sintam especiais e lembrados. Aqui, o nosso tempero é o carinho”, afirmam.
Outra empresa que inovou ao incluir comidas típicas das festas juninas e julinas como opção para os clientes, foi a cafeteria Café Beltrão. Após consultoria e cursos feitos com o Sebrae/MS, a empreendedora Karina Beltrão aprimorou a gestão do negócio, principalmente, nas áreas de administração financeira e marketing, além de começar a focar mais em inovação. Para esta temporada de Arraiá, ela decidiu incluir no cardápio receitas como arroz doce, bolo de milho na palha, bolo de paçoca, curau e canjica, disponibilizando todas as opções também para coffee breaks empresariais.

“A criação do cardápio tradicional dos Arraiás foi uma ação que pensamos, principalmente, por estar aliada com o nosso propósito. Como nosso posicionamento é ser um café afetivo, com lembrança de infância, casa de vó, para dar carinho, aconchego e estimular boas lembranças, acreditamos que esta iniciativa iria contribuir muito para trazer isso”, explica Karina Beltrão.