Economia
“Líder tem que ser audacioso”, alerta Verruck em Encontro de Líderes de Territórios Empreendedores

O caminho para se chegar à liderança, os desafios, os atributos e acima de tudo, as motivações do bom líder, foram tópicos da palestra que o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, proferiu na manhã dessa sexta-feira (11), durante o Encontro de Líderes dos Territórios Empreendedores, realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. “O líder tem que ter um nível de audácia, precisa ser desafiado, ser levado a um esforço adicional, não ficar restrito ao que tem certeza que conseguirá fazer”, disse o secretário.
O Encontro de Líderes dos Territórios Empreendedores reúne milhares de participantes de todo Estado, sobretudo prefeitos, vereadores, secretários municipais, gestores públicos, empresários e demais lideranças. É promovido em parceria pelo Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) e Governo do Estado. O governador Eduardo Riedel, a senadora Tereza Cristina, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes e o superintende do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, entre outras autoridades, participaram da abertura.
Abordando a liderança dentro do setor público, o secretário Jaime Verruck estabeleceu diferenças fundamentais entre esse agente e o líder empresarial, com experiência de haver atuado em ambos. “No setor privado temos metas definidas, os indicadores são claros, as ferramentas estão disponíveis. Só preciso aumentar a venda, ou a produção, ou cortar aqui, ou expandir ali”, exemplificou.