Política
Rota da celulose, MS Ativo, regionalização hospitalar e pedágio na BR_163, foram destaques no balanço do semestre na ALEMS

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul encerrou o primeiro semestre de 2025 com um balanço positivo.
Entre as ações, destacam-se a reunião com representantes da empresa Motiva, responsável pela execução das obras na BR-163, previstas para iniciar em 1º de agosto; a consolidação da Rota da Celulose; e o projeto de regionalização da atenção hospitalar, que será implementado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) no Hospital Regional Rosa Pedrossian, além do fortalecimento do programa MS Ativo, que aproxima o Governo do Estado das lideranças municipais na construção de políticas públicas mais eficazes.
No caso do MS Ativo, os prefeitos e vereadores vêm até a Assembleia apresentar suas demandas, que depois são levadas ao Executivo. Essa ponte fortalece a democracia e a efetividade das ações.
De acordo com os dados divulgados pela Alems, foram protocolados 216 projetos de lei, dos quais 92 foram aprovados, 55 retirados de pauta e 191 seguem em tramitação. O período também foi marcado pela realização de 75 sessões plenárias, sete audiências públicas, nove seminários, três visitas oficiais e seis visitas escolares. No total, os parlamentares apresentaram 2.208 proposições entre indicações, moções, requerimentos e emendas.
Transparência e comunicação com a sociedade
A Assembleia Legislativa também reforçou a transparência e a aproximação com a população, por meio do trabalho da comunicação institucional.
“A ALEMS é uma Casa aberta ao povo, e temos buscado fortalecer essa relação. A comunicação do Parlamento tem estabelecido um novo paradigma, aproximando a sociedade das decisões e debates que impactam o dia a dia do cidadão”, afirmou o presidente da casa de Leis, Gerson Claro.