Política
Lula fica 4h em Corumbá nesta quarta-feira e sanciona a Lei de Manejo do Fogo com Riedel
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca nesta quarta-feira (31) às 08:00 em Corumbá para sanção do Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo. Além do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), um grupo de Ministros e 9 parlamentares, entre deputados federais e senadores, devem participar do evento, além de autoridades locais e do Estado.
Na sua 2ª visita ao Mato Grosso do Sul, desde que assumiu a Presidência no seu 3º mandato, Lula vai permanecer apenas 4 horas em Corumbá. Neste período, o Presidente e comitiva fazem um sobrevoo sobre áreas de combate a incêndios e depois segue para a sede do Ibama/Prevfogo, onde vai sancionar a Lei sobre a Política de Manejo ao Fogo e conceder uma coletiva à imprensa.
Antes de retornar a Brasília, Lula vai apresentar no próprio aeroporto de Corumbá os Aircraft do ICMBio e o KC-390 da Força Aérea Brasileira, aeronaves que estão sendo utilizadas no combate às queimadas no Pantanal. Está previsto, também, um diálogo do Presidente com um grupo de família atingidas pelo fogo que tomou conta de grande parte do território pantaneiro este ano.
A relação dos Ministros indicados pelo Palácio do Planalto e que estão diretamente envolvidos no PL do Manejo do Fogo são: Rui Costa (Casa Civil), Marina Silva (MMA), Simone Tebet (MPO), Waldez Góez (MIDR), Ricardo Lewandowski (MJSP), José Múcio (MD), Alexandre Padilha (SRI/PR), Laércio Delgado (SECOM/PR), Cida Gonçalves (MM), Carlos Fávaro (MAPA), Nísia Trindade (MS), Wellington Dias (MDS) e Paulo Teixeira (MDA). Ainda não há confirmação sobre a presença de todos eles em Corumbá.
O Palácio do Planalto batizou a visita a Corumbá como “Missão Incêndios no Pantanal” e os parlamentares relacionados são as senadoras Leila Barros (PDT/DF) e Tereza Cristina (PP/MS), os senadores Nelsinho Trad (PSD/MS), Jorge Kajuru (PSB/GO) e Fabiano Contarato (PT/ES), além das deputadas federais Rose Neide (PT/MT), Camila Jara (PT/MS) e dos deputados federais Dagoberto Nogueira (PSDB/MS) e Vander Loubet (PT/MS), todos diretamente envolvidos no PL de Manejo Integrado do Fogo e dos Estados.
O Planalto considera a visita importante para que Lula possa fazer um monitoramento in loco da situação dos incêndios e das estruturas de combate na região, além de promover o fortalecimento do Pacto Inter-federativo para o Combate aos Incêndios no Pantanal, com os Governos dos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul