Esportes
Norris fica com a pole e brasileiro Bortoleto é 10º para o GP da Bélgica

Com uma margem de apenas 0s085, Lando Norris contou com um deslize do colega Oscar Piastri no último setor para assegurar sua pole position do GP da Bélgica, neste sábado. A volta do inglês foi de 1m40s572, garantindo ainda uma dobradinha para a McLaren no grid de largada da prova de domingo. Charles Leclerc completou o top 3, e Gabriel Bortoleto foi o décimo mais rápido na sessão.
A ida de Bortoleto ao Q3 contou, ainda, com uma “ajudinha” de Lewis Hamilton: o veterano foi eliminado após exceder limites de pista na curva Radillion; caindo para 16º, ele alçou o brasileiro de volta ao top 15. No Q2, Gabriel avançou para a disputa final com a nona melhor volta; na etapa final, teve um giro deletado também por limites de pista, mas largará no top 10 pela segunda vez na carreira.
Embora a McLaren tenha sobrado na classificação, quem vinha correndo por fora era Max Verstappen. Vencedor da corrida sprint na manhã deste sábado, o holandês ajustou sua asa traseira para ter mais carga aerodinâmica, mas a força ganha não foi suficiente para evitar o salto de desempenho de Leclerc – a Ferrari testa, em Spa-Francorchamps, uma nova suspensão.
Norris chega a 13 poles na carreira, sendo esta sua quarta na temporada. O inglês busca reduzir sua diferença para o líder do campeonato de pilotos, Piastri; se vencer neste domingo, ele fica a apenas um ponto do vizinho de garagem.
A direção de prova vai investigar dois incidentes de liberação insegura dos boxes: antes do Q1, Fernando Alonso teve que recuar para não bater na Haas de Oliver Bearman, e Lance Stroll chegou a ser atingido por Nico Hulkenberg quando o alemão deixava sua garagem; o piloto da Sauber teve que trocar o bico do carro. Episódio semelhante envolveu Liam Lawson e Oscar Piastri.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/D/k/zSaRa7Scao37Oel09IXg/q3-bel.png)