Política
Comitiva de Senadores mantém reuniões, nesta terça em Washington, com congressistas do Republicanos e Democratas

A comitiva de oito Senadores brasileiros mantém, nessa terça-feira (29) em Washington, encontros separados com congressistas do Partido Republicano, o mesmo do Presidente Trump e também com integrantes do Partido Democratas. Nesta segunda-feira (28) a comitiva se reuniu na Câmara de Comércio dos Estados Unidos (U.S. Chamber of Commerce), em Washington, na qual empresários brasileiros e americanos se comprometeram a redigir um documento endereçado à Casa Branca, pedindo a abertura de negociações sobre os produtos brasileiros de exportação, ponto a ponto, e, até que haja entendimento claro, a suspensão da tarifa.
Participaram da rodada o ex-advogado-geral do USTR no primeiro governo Trump, Stephen Vaughn e o ex-diretor do Departamento de Comércio, Ryan Majerus — todos com experiência em disputas comerciais. Também estiveram presentes o diretor-executivo para as Américas da Eurasia Group, Christopher Garman; o diretor da consultoria para Estados Unidos, Clayton Allen; e o presidente da Ipsos Public Affairs, Clifford Young. Do lado brasileiro, contribuíram o diretor-executivo do Brasil no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Paulo Correa; o ex-economista-chefe do Banco, Mauricio Moreira; e o ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo.
A agenda institucional busca fortalecer o diálogo bilateral em meio ao anúncio de tarifas de 50% por parte do governo Trump e reafirmar o compromisso do Brasil com a cooperação entre os dois países
A missão, articulada pela Comissão de Relações Exteriores do Senado, é liderada por seu presidente, o senador Nelsinho Trad (PSD‑MS). O grupo busca reabrir canais diretos com o Congresso americano e “distensionar” o ambiente político. “Temos sim reuniões tanto com republicanos quanto democratas”, afirmou Trad.
O senador Nelsinho Trad disse que o objetivo da missão é abrir canais para diálogo. “O Brasil quer construir, não confrontar. Estamos aqui para preservar uma relação de 200 anos que é sólida e mutuamente vantajosa”, afirmou. Para ele, o papel dos senadores é abrir espaço à escuta política e diplomática. “A partir do momento em que a gente conquistar isso, eu penso que a missão já terá cumprido seu primeiro objetivo: criar o ambiente necessário para que o governo federal possa negociar.”
Além de Nelsinho Trad, integram a missão os senadores:
- Tereza Cristina (PP‑MS);
- Jaques Wagner (PT‑BA),
- Fernando Farias (MDB‑AL)
- Astronauta Marcos Pontes (PL‑SP)
- Esperidião Amin (PP‑SC)
- Rogério Carvalho (PT‑SE)
- Carlos Viana (Podemos‑MG).