Economia
Empresas exportadoras atingidas pelo tarifaço de Trump terão acesso a R$ 30 bilhões em linhas de crédito

As empresas afetadas pelo tarifaço do governo de Donald Trump receberão R$ 30 bilhões em linhas de crédito. O Governo Federal assina nesta quarta-feira (13) uma medida provisória que criar a linha para as empresas brasileiras que porventura tiveram prejuízos com a taxação do Trump.
As medida integra o pacote de ajuda do governo às empresas afetadas pelas taxas impostas pelo presidente Donald Trump. Os recursos serão originados de crédito extraordinário ao Orçamento, recursos usados em situações de emergência fora do limite de gastos do arcabouço fiscal. Esse sistema foi usado no ano passado para socorrer as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
A medida vai dar prioridade às menores companhias e a alimentos perecíveis.
O plano tem objetivo de preservar os empregos e buscar mercados alternativos para os setores afetados. “Vamos cuidar dos trabalhadores dessas empresas, vamos procurar achar outros mercados para essas empresas. Estamos mandando a outros países a lista das empresas que vendiam para os Estados Unidos porque a gente tem um lema: ninguém larga a mão de ninguém”, adiantou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em entrevista à BandNews na noite de ontem (12).
O presidente também anunciou que ajudará os empresários afetados a brigar, na Justiça estadunidense, contra o tarifaço aos produtos brasileiros. “Vamos incentivar os empresários a brigar pelos mercados. Não dá para dar de barato a taxação do Trump. Tem leis nos Estados Unidos, e a gente pode abrir processo. Eles podem brigar lá”, explicou.