A criatividade e a riqueza cultural são dois meios para geração de renda e fortalecimento da identidade territorial. Esses elementos podem trabalhar em conjunto com o turismo e potencializar oportunidades e fomento de negócios. Para apoiar os empreendedores dessas áreas em pelo menos 10 setores e auxiliar nas conexões na região pantaneira de Corumbá e Ladário, o Sebrae/MS lançou o projeto Raízes Criativas na noite desta terça-feira (12).
O evento que marcou o lançamento foi no Cine Vision Corumbá e reuniu cerca de 100 pessoas, entre autoridades e profissionais da economia criativa. O vice-presidente regional do Sistema Fiems e conselheiro do Sebrae/MS, Luiz Claudio Fornari, enfatizou que o Raízes Criativas promove a riqueza cultural do Pantanal e gera negócios. “O que o Sebrae está fazendo é disponibilizar ferramentas e apoios, entender expertises no mundo e trazer para cá. Temos muito espaço para os empreendedores que acreditam no trabalho. É hora de o Pantanal ser levado para muitos cantos com a inteligência e capacidade dos nossos empreendedores.”
Para o corumbaense, presidente do Sistema Faems e também conselheiro do Sebrae/MS, Alfredo Zamlutti, o projeto vai exponenciar a produtividade artística. “É hora de deixar as pessoas que têm criatividade e que sabem fazer a produção artística atuar junto com os pantaneiros. Isso vai gerar renda localmente. O projeto Raízes Criativas é sensacional para os micros, pequenos e médios empresários. É a hora de estruturar essas oportunidades.”
A diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, destacou que o favorecimento de negócios envolvendo setores como Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Literatura, Audiovisual, Design, Gastronomia, significa gerar redes de atuação conjunta. “O Raízes Criativas parte do princípio de que o talento já existe com as pessoas do território. A proposta é criar redes fortes para integrar esse potencial e gerar uma potência econômica. É possível converter todo o talento em geração de renda ao integrar a cultura com o turismo, por exemplo, e atender a uma demanda de mercado já existente”, disse a diretora.
A proposta do trabalho, que além de Corumbá e Ladário também vai atender negócios na região Norte de Mato Grosso do Sul – a iniciativa por lá foi lançada em Coxim, no dia 15 de julho –, envolve integrar estratégias intersetoriais que envolvem cultura, tecnologia e empreendedorismo. As ações estão alinhadas às diretrizes do Plano MS+ Criativo, da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC).
Cinema sul-mato-grossense é destaque
Para exemplificar essa cadeia de negócios gerada na economia criativa, durante o lançamento do projeto Raízes Criativas no Cine Vision, houve roda de conversa e première do filme “Do Sul, A Vingança”. O longa foi o primeiro de Mato Grosso do Sul a entrar no circuito comercial de cinemas no Brasil, exibido em 12 diferentes salas de MS, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.
O cineasta Fábio Flecha, presente na exibição, comentou sobre como o longa-metragem gerou diferentes negócios ao longo de mais de 12 dias de gravação e ainda promoveu cenários diferentes no Pantanal e em Campo Grande. “Para fazer um filme é preciso de muitos artistas. O cinema tem um foco empreendedor. Um exemplo é Nova Iorque, que segue incentivando que cada vez mais pessoas e produções usem a cidade. Outro local é Roma. O Pantanal tem todo esse potencial”, detalhou Flecha. O ator no longa-metragem Bruno Moser, que é corumbaense, também participou da roda de conversa e foi outro a apontar sobre o interesse que o Pantanal desperta mundo a fora.
A Render Brasil trabalhou com um orçamento de R$ 375 mil, considerado baixíssimo, para produzir o filme. Em reconhecimento, Do Sul ganhou notoriedade internacional no Los Angeles Film Awards 2025 e World Film Festival, em Cannes. “Trabalhamos diretamente com 120 profissionais. Contratamos transporte, restaurantes, hotelaria, cenografia, figurino. Gravamos em Campo Grande e na estrada, aqui em Corumbá. Investimos todo o recurso em Mato Grosso do Sul”, contou a produtora-executiva, Tania Sozza.
Capacitações para empreendedores
Para fortalecer as oportunidades dos negócios criativos para Corumbá e Ladário, o projeto pretende alcançar perto de duas centenas de empreendedores. Escolas de samba corumbaense, projetos de dança, produções artísticas tradicionais já estão atuando para se capacitarem.
Ao longo de 2025 e 2026, quem tem um negócio ou vai se formalizar poderá recorrer a diferentes oportunidades de capacitação, acesso a atendimentos especializados, a oficinas, integração com um hub criativo e alcance para descobrir editais e formas de financiar propostas. Também estão previstos eventos ao longo do período de execução do projeto. Essas oportunidades devem ser buscadas pelos empreendedores no Centro Sebrae Pantanal (Avenida Rio Branco, 1180, Universitário).
Tahanny Lopes de Melo levou suas pinturas realistas para o lançamento do Raízes Criativas e pretende, nos próximos meses, ter apoio do Sebrae para alcançar mais mercados. Profissional das artes visuais e maquiagem artística, ela já trabalha no setor desde os 14 anos. Hoje, chega a ter uma demanda de mais de 100 atendimentos em maquiagem artística em períodos do ano, como Halloween e final de ano. Também vem atendendo empresas para levar pinturas 3D a murais.
“É preciso entender o lado comercial da arte. Busquei e planejei ter um diferencial e materializar como ganhar dinheiro quando decidi viver da arte. Na minha opinião, se você pensa em ser um criador de arte, precisa buscar mercado. Procurei divulgar em redes sociais, fui para eventos. Com o apoio do Sebrae, penso em implantar novos projetos e atuar com o muralismo em Mato Grosso do Sul”, projetou Tahanny.

Aluna do Instituto Tecnológico German Busch, em Puerto Suárez (Bolívia), Maria Fernanda Zanabria foi ao lançamento do Raízes Criativas para entender oportunidades que existem na gastronomia com produtos regionalizados. “Gostei muito da apresentação do projeto e do filme, foi ótimo poder assisti-lo e aprender um pouco sobre as oportunidades e possibilidades de conexões. Eu quero empreender, ter uma saltenharia e quero orientação no Sebrae para ter meu negócio e saber como acertar nas oportunidades.”