Nos dois dias de Ruraltur MS – maior feira de turismo rural do Estado, promovida pelo Sebrae, nesta quinta (21) e sexta-feira (22), na Feira Central de Campo Grande – empreendedores puderam conhecer as principais linhas de crédito disponíveis para os pequenos negócios por meio do Mutirão Acredita que reuniu representantes de bancos e cooperativas de crédito parceiras para esclarecer dúvidas e fornecer orientações.
Durante o evento, o Sebrae/MS e a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia viabilizaram crédito para dois negócios liderados por mulheres, no valor total de R$ 56 mil. O recurso foi concedido por meio da linha Fampe Mulher do Sicredi que conta com a garantia de 100% do Fundo de Aval da Micro e Pequena Empresa (Fampe) do Sebrae.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o Fampe possibilita que a instituição atue como avalista e facilite o acesso ao crédito mediante a instituições financeiras parceiras para empresas que não possuem garantias suficientes e, além disso, também faz um trabalho de orientação para o acesso ao crédito com segurança.
“Possibilitamos uma tomada de crédito de forma assistida, oferecendo consultoria especializada para orientar em relação a melhor utilização desses recursos e investir no negócio de forma eficiente. Com orientação e planejamento, é possível melhorar o negócio, o dia a dia da empresa e conquistar novos mercados”, expôs Mendonça.
Flávia Ajala de Souza, gerente exclusiva do programa Donas de Negócio na agência Sicredi 14 de julho, destaca a relevância da iniciativa. “É muito importante essa parceria com o Sebrae, pois ela proporciona que mais mulheres tenham acesso ao crédito, principalmente, as micro e pequenas empreendedoras. Esse é um dos intuitos do nosso programa Donas de Negócio que é beneficiar e dar suporte para essas empresárias, então, é uma ação que está alinhada ao nosso propósito”, destacou.

Investimento no negócio
O acesso a recursos traz para as empreendedoras novas possibilidades de melhoria do negócio. Priscila Mendes, proprietária da El Cake Doceria, foi uma das contempladas com crédito da linha Fampe Mulher e pretende investir na empresa que abriu as portas recentemente.
“Eu trabalho nesse ramo de doces há 14 anos e abri a loja faz pouco tempo. Estamos com cinco meses de operação e esse recurso é um incentivo a mais para eu poder investir em maquinário, mercadoria e estratégias de marketing. Sabemos que, geralmente, para mulher é mais difícil ter acesso ao crédito, então, essa linha ajudou bastante. Vamos poder aumentar a nossa produção e as vendas”, comemorou.

Outra empreendedora beneficiada pela linha Fampe Mulher, durante a Ruraltur MS, foi Silvia Benitez. Proprietária da MS Desing e Persianas, a empresária também é presidente e fundadora do grupo “Mulheres que indicam”, uma iniciativa que reúne mais de 160 empreendedoras do Estado e visa dar visibilidade a negócios geridos por mulheres. Para ela, a tomada de crédito vai ajudar no dia a dia da empresa.
“Na minha linha de persianas tenho uma parte de design e decoração e busquei recursos para capital de giro e reposição de peças. Achei super legal essa iniciativa, pois o acesso ao crédito foi muito rápido e os juros são muito baixos, é um valor que cabe no bolso”, concluiu.
Além da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, também participaram do Mutirão Acredita, na Ruraltur MS, representantes da Sicredi Campo Grande MS, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicoob e Cresol.