Com o objetivo avaliar, discutir e propor diretrizes para políticas públicas voltadas às mulheres, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC) e da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres promoveu a 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres – Etapa Estadual, nos dias 28 e 29 de agosto, reunindo lideranças de diferentes regiões de Mato Grosso do Sul para debater democracia, igualdade e conquistas. As discussões contemplaram uma perspectiva de interseccionalidade, considerando a diversidade feminina em diferentes contextos sociais.
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participou da abertura e reforçou o compromisso do estado em avançar em políticas públicas para as mulheres. “A 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres resgata a importância da participação da sociedade civil e da pluralidade feminina na construção de políticas públicas. O Estado de Mato Grosso do Sul está comprometido em ouvir, dialogar e avançar em ações que garantam mais proteção, respeito e igualdade para as mulheres. Esse encontro é um marco para reforçar que transformar a cultura e combater a violência de gênero são tarefas permanentes e coletivas”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
O Sebrae/MS marcou presença no primeiro dia da programação, no painel “Garantias e avanços dos direitos das mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia”, realizado na noite de quinta-feira (28). Representando a instituição, a diretora-técnica Sandra Amarilha participou da mesa ao lado de Bárbara Nicodemos (Movimento Popular das Mulheres de MS) e da ex-ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, sob a mediação da secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza.

Na ocasião, a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, ressaltou o papel do empreendedorismo feminino na promoção da autonomia econômica, geração de renda e fortalecimento do protagonismo das mulheres no mercado de trabalho e na sociedade. “Esse é um caminho essencial para a autonomia financeira, já que muitas mulheres empreendem e garantem renda para suas famílias e para si mesmas. Hoje, nosso estado é o quarto no país em número de donas de negócio, e é fundamental que as políticas públicas deem sustentação a esse movimento, para que cada vez mais mulheres encontrem no empreendedorismo a sua força econômica. Nossa luta diária é promover o acesso ao empreendedorismo”, pontuou.
Segundo a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, iniciativas como a conferência são fundamentais para dar voz a todas as mulheres. “A 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres é um espaço que reúne a diversidade feminina de Mato Grosso do Sul, trazendo vozes de diferentes territórios, indígenas, quilombolas, ribeirinhas e tantas outras. Esse encontro nos permite discutir desde a autonomia econômica até o enfrentamento da violência contra as mulheres, que muitas vezes está ligada à dependência financeira e emocional. Fortalecer as mulheres é fortalecer a cidadania, a democracia e o Brasil”, destacou.