Mato Grosso do Sul tem ganhado destaque em investimentos no setor da indústria em razão, principalmente, da sua localização geográfica, permitindo a construção da Rota Bioceânica, que liga o Brasil ao Chile, e pelo seu posicionamento entre as fronteiras com a Bolívia e o Paraguai. Esse cenário de oportunidades na região possibilitou a criação do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), o primeiro de internacionalização do Sebrae/MS que, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizou um treinamento durante esta semana (1a 5/09).
A internacionalização é o processo que conecta negócios a diversos mercados estrangeiros. No caso das micro e pequenas empresas, o crescimento do comércio local oportuniza o aprendizado com a economia dos países vizinhos. Por isso, nesta semana, por meio de convênio firmado entre Apex Brasil e Sebrae/MS, analistas do Sebrae/MS participaram de capacitação para alinhamento metodológico do Peiex, que será executado pelo Sebrae/MS em 100 empresas.
Segundo Taíse Santos, analista-técnica do Sebrae/MS e gestora do programa, a execução do Peiex pelo Sebrae estadual oferece suporte especializado e busca parcerias estratégicas. “Buscar a internacionalização é um passo estratégico crucial para o crescimento e a sustentabilidade dos pequenos negócios. Ir além das fronteiras nacionais não se trata apenas de expandir o mercado consumidor, mas de abrir um leque de oportunidades que podem impulsionar significativamente a empresa”, comenta.

A equipe capacitada conta com seis integrantes e três colaboradores da ApexBrasil. Gabriel Machado, analista da Apex Brasil e responsável pelo convênio, explica que a escolha das empresas será conduzida pelo núcleo Peiex, formado pelos consultores do programa por meio de capacitação e orientação, identificação de mercados e oportunidades, participação em feiras e missões internacionais, e acesso a redes de contato, para que a empresa inicie o processo de exportação de forma planejada e segura.
“Nós, da Apex Brasil, junto ao Sebrae Mato Grosso do Sul, temos uma rica oportunidade para atender cada vez mais empresas, chegando ao empresariado micro e pequeno que muitas vezes tem um potencial enorme para o comércio exterior, mas ainda não conhece essa forma de atuar e desconhece os riscos e imprevistos. Então, nossa função é reduzir esses riscos por meio do conhecimento e da ação conjunta dessa qualificação para a exportação”, explica Gabriel Machado