Cidades
Parceria entre Governo, Prefeitura e Suzano garante melhoria na habitação em Ribas do Rio Pardo

Um dos principais desafios do crescimento de Ribas do Rio Pardo – a falta de moradias para os trabalhadores da fábrica de celulose da Suzano – começa a ser solucionado. A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, em parceria com a Suzano, entregou ontem (04) importantes melhorias para a comunidade: o novo acesso ao Bairro Santo Antônio que tem 954 casas destinadas a colaboradores da empresa e novas áreas de lazer para a região. O encontro ocorreu na Avenida Nelson Lírio com a Rua Benjamin de Oliveira, em Ribas do Rio Pardo.
O evento contou com a presença do vice-governador Barbosinha, do prefeto de Ribas Roberson Moureira, do vice-presidente da Suzano, Ayres Galhardo, a coordenadora de relações corporativas da Suzano, Marisa Coutinho, dos deputados federais Dagoberto Nogueira e Geraldo Resende, de deputados estaduais Paulo Corrêa e Mara Caseiro e vereadores.

Secetário Jaime Verruck destacou que a parceria é a solução para resolução de problemas na habitação
O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, presente ao evento ressaltou a relevância da iniciativa. “Hoje, tive a satisfação de acompanhar a entrega de 954 casas no Bairro Santo Antônio. É emocionante testemunhar uma resposta concreta para uma questão tão crucial: a moradia. O que se comprova nesta entrega é que há solução quando existe parceria – como a que uniu Suzano, setor privado, Prefeitura de Ribas e Governo do Estado, por meio do programa Moradia MS. Isto é parceria entre a Prefeitura de Ribas, a Suzano, o Governo do Estado e os parlamentares”, destacou.
As obras representam mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para a população, oferecendo espaços de convivência e bem-estar às famílias. Além das casas, o bairro recebeu praças e quadras de vôlei e futebol, promovendo lazer e integração social.
Destinadas a atender parte dos colaboradores que atuam nas operações industriais e florestais da empresa na região, as unidades habitacionais também contribuem com o sistema imobiliário local como um todo, aliviando a pressão sobre a procura de imóveis no município. Os imóveis residenciais seguem o mesmo padrão, diferenciando-se entre si apenas no tamanho, sendo que 551 unidades têm 46,04 metros quadrados, com dois quartos, e outras 403 têm 59,30 metros quadrados com três quartos. As famílias que irão ocupar os imóveis são de colaboradores e colaboradoras da Suzano em modelo de coparticipação. Futuramente, as moradias estarão disponíveis para compra pelos moradores/colaboradores, com valores diferenciados e condições especiais de pagamento. As unidades remanescentes, que estão em fase final de obras, serão entregues às famílias no decorrer do segundo semestre deste ano.
“Este é um momento de celebração para toda a população. Estamos entregando melhorias concretas que vão transformar a vida das pessoas, e ao mesmo tempo lançando um programa que fortalece a gestão pública, em parceria com a Suzano. Ribas segue crescendo e se preparando para o futuro”, destacou o prefeito Roberson Moureira.
Ribas 100 anos
Durante a cerimônia, também foi lançado o Programa de Apoio à Gestão Pública – Ribas 100 Anos, iniciativa da Suzano que fortalece a capacidade administrativa da Prefeitura, ampliando a eficiência na execução de políticas públicas e beneficiando toda a cidade.
“Quando há vontade e união de esforços, conseguimos construir soluções de qualidade. E o compromisso não para por aqui. O Programa de Apoio à Gestão Pública – Ribas 100 Anos abre espaço para que toda a sociedade pense junto o futuro da cidade”, completou o secretário.
Na avaliação de Verruck investimentos como este reforçam o compromisso do Governo do Estado em parceria com a administração municipal e a Suzano em promover infraestrutura de qualidade, espaços de lazer acessíveis e políticas públicas modernas, garantindo que o desenvolvimento da cidade seja acompanhado de bem-estar social e novas oportunidades para todos os ribenses.
“O que se comprova nesta entrega é que há solução quando existe parceria – como a que uniu Suzano, setor privado, Prefeitura de Ribas e Governo do Estado, por meio do programa Moradia MS. Quando há vontade e união de esforços, conseguimos construir soluções de qualidade. E o compromisso não para por aqui. Também foi lançado hoje o Programa de Apoio à Gestão Pública – Ribas 100 anos, que abre espaço para que toda a sociedade pense junto o futuro da cidade”, finalizou.