Connect with us
08 de Setembro de 2025

agronegócio

Maior laboratório de análise de solo do país fez 375 mil mensurações de carbono nos último cinco anos

Os projetos de balanço, compensação e comércio de carbono ganham força como mecanismos para impulsionar a adoção de práticas mais resilientes ao clima. Ao mesmo tempo, geram dados rastreáveis sobre o uso do solo e os impactos ambientais da produção, ampliando a transparência na cadeia de alimentos e viabilizando o acesso a mercados cada vez mais exigentes. Nesse cenário, a demanda por mensurações robustas, rastreáveis e alinhadas a padrões internacionais tornou-se estratégica — não apenas para garantir a integridade dos créditos de carbono, mas para sustentar a credibilidade de toda uma nova economia climática que se estrutura sobre o solo.

O IBRA Megalab está à frente dos principais projetos de carbono e agricultura regenerativa brasileiros e é responsável por 375.000 levantamentos nos últimos cinco anos.

O maior laboratório de análises de solo do país alia métodos clássicos a tecnologias inovadoras (DSM, Vis-NIR, frações lábeis, BioAS) que garantem alta rastreabilidade e controle de qualidade. Dessa forma, determina a quantidade de carbono no solo por meio do método de combustão seca (Dumas) e foi pioneiro no desenvolvimento da nova tecnologia Vis-NIR, o SpecSolo, juntamente com a Embrapa.

-“O laboratório também é acreditado pela ISO 17025, garantindo rastreabilidade e precisão em seus resultados analíticos. Além disso, é registrado no Global Soil Laboratory Network (GLOSOLAN), rede internacional reconhecida pela metodologia VM0042 como evidência aceita de desempenho analítico, reforçando a confiabilidade e a comparabilidade de suas análises de carbono no solo”, explica Thiago Camargo, diretor do IBRA Megalab.

Os resultados laboratoriais são integrados à plataforma digital própria que combina modelagem climática e dados de campo para gerar insights agronômicos e apoiar decisões mais precisas e resilientes, com aplicação direta em projetos de carbono e iniciativas de agricultura regenerativa.

Rastreabilidade dos dados

A rastreabilidade começa ainda na etapa de planejamento da amostragem na plataforma, passando pela execução da coleta em campo, o transporte das amostras e todo o fluxo interno no laboratório, até a emissão final dos resultados.

Durante a coleta, as amostras são embaladas em sacos com QR Code, que só podem ser escaneados no ponto georreferenciado previamente definido, garantindo que cada amostra corresponda exatamente ao local planejado. O sistema registra automaticamente data, horário e localização, permitindo o acompanhamento preciso de todas as etapas do processo.

As amostras são então integradas ao sistema LIMS (Laboratory Information Management System), que acompanha todo o ciclo analítico — da recepção ao laudo — com controle de qualidade contínuo. Cada lote passa por padrões internos, reanálises e validações com curvas de calibração, assegurando a integridade e confiabilidade dos dados.

Ao final, os resultados são inseridos na plataforma digital, que organiza e disponibiliza os dados analíticos de forma estruturada e transparente, permitindo a geração de relatórios rastreáveis, prontos para uso em auditorias e verificações de projetos de carbono.

Agricultura regenerativa

Presente nas principais regiões agrícolas do país por meio de uma rede de laboratórios franqueados, o IBRA Megalab facilita a logística, reduz o tempo de recebimento e garante agilidade no início das análises — fator crítico em projetos de carbono. Além disso, conecta desenvolvedores de projetos a empresas parceiras especializadas em coleta de solos em todo o território nacional, capacitadas para operar conforme os protocolos exigidos para análise de carbono.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados