O Sebrae/MS marcou presença no 22º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura – Abeta Summit, realizado entre os dias 2 e 7 de setembro, em Caraguatatuba, Litoral Norte de São Paulo. O evento, considerado o maior encontro nacional da cadeia do Turismo de Natureza, reuniu empresários, gestores públicos e especialistas do setor. A participação da instituição contou com stand do Polo Sebrae de Ecoturismo e a realização de uma missão-técnica para que empreendedores de Mato Grosso do Sul pudessem participar da iniciativa, fortalecendo o posicionamento do Estado no mercado do segmento.
Segundo a analista técnica do Sebrae/MS, Lorrany Godoy, a presença de Mato Grosso do Sul no maior evento voltado ao trade turístico do Ecoturismo brasileiro possibilitou dar visibilidade ao trabalho desenvolvido no Estado. Por meio do stand da instituição no evento, produtos sul-mato-grossenses foram apresentados ao público como a cachaça Di Bonito e o doce de leite do Grupo Rio da Prata. O espaço também possibilitou que os visitantes conhecessem as principais ferramentas que o Polo Sebrae de Ecoturismo oferece como suporte ao trade turístico.
“O Polo Sebrae de Ecoturismo pode contribuir para que as empresas do segmento adotem boas práticas em gestão e segurança. Disponibilizamos um óculos de realidade virtual para que as pessoas pudessem conhecer estratégias como o Voucher Único e o Sistema de Gestão de Segurança, além de possibilitar uma imersão nos atrativos locais. Então, pudemos apresentar para o Brasil o potencial dos negócios que temos aqui, além de permitir aos empresários que participaram da missão um momento de networking, acesso a novos mercados e obtenção de conhecimento”, expôs.
Entre os pontos altos desta edição do Abeta Summit esteve a realização de uma Rodada de Negócios, reunindo fornecedores e compradores de produtos turísticos como atrativos, serviços, programas e operadoras. Ao final do evento, foi anunciado que Mato Grosso do Sul será anfitrião do 23º Abeta Summit, em 2026, reforçando ainda mais o protagonismo do Estado como referência no ecoturismo brasileiro.
Para os empreendedores de Mato Grosso do Sul, a experiência foi enriquecedora. Segundo Marco Antônio Tiago, representante da M26 Assessoria Bonito & Pantanal e de outras seis empresas da região, estar presente no Abeta Summit foi de grande valia. “O congresso realmente me surpreendeu. Foram muitas palestras, sobretudo sobre turismo comunitário e segurança nas atividades de aventura, temas que reforçam o protagonismo de Bonito e Pantanal. Também acompanhamos tendências e novidades de mercado. A presença do Polo Sebrae de Ecoturismo foi fundamental, trazendo conexão e representatividade”, avaliou.
A representante do Grupo Rio da Prata em Jardim, Bruna Pereira de Mello, também reforçou a relevância da iniciativa. “Participar do ABETA Summit é importante porque reúne os principais atores do ecoturismo no Brasil. O evento permite trocar experiências com outros destinos e especialistas e trazer novas ideias, como o uso de ferramentas digitais para monitorar a experiência dos visitantes e apoiar o planejamento da gestão de segurança”, pontuou.
Já para Annice Diaz, da Bio Rota Tur, em Porto Murtinho, o encontro abriu novas perspectivas para a região que integra a Rota Bioceânica, na qual atividades como Cicloturismo, Observação de Aves e Turismo de Aventura são produtos em expansão. “Participar pela primeira vez do ABETA Summit trouxe a oportunidade de conexão com operadoras que podem possibilitar colocar Porto Murtinho como destino de Turismo de Natureza nas prateleiras do mercado turístico brasileiro, fomentando a criação de roteiros internacionais. As capacitações e visitas técnicas trouxeram uma experiência real de aprimoramento dos produtos e passeios da empresa, além de contribuir com o meu conhecimento profissional e enriquecimento pessoal”, finalizou.

Sobre o Polo Sebrae de Ecoturismo
Criado em 2022 e sediado na Regional Oeste do Sebrae/MS, em Bonito, o Polo Sebrae de Ecoturismo atua como centro de criação e disseminação de conhecimento sobre turismo de natureza. A iniciativa apoia gestores públicos, empresários e lideranças do trade na adoção de melhores práticas e no fortalecimento de destinos, por meio de inteligência de mercado, capacitações, consultorias especializadas e missões técnicas.
O espaço já desenvolveu um sistema de Business Intelligence (BI) para monitoramento de indicadores estratégicos, realizou mapeamento do ecossistema de ecoturismo no Brasil e mantém um portal com pesquisas, boletins de tendências e relatórios analíticos. Além disso, oferece trilhas de conhecimento presenciais e online e promove experiências imersivas em realidade virtual.
Visitas técnicas de benchmarking também são realizadas pelo Polo Sebrae de Ecoturismo, como a missão à Amazônia, que resultou na criação de um Manual de Boas Práticas em Ecoturismo de Base Comunitária, e à Nova Zelândia, referência mundial no segmento. Outra frente importante é o Programa Aventura Natural, que incentiva a adoção de sistemas de gestão de segurança em atividades de turismo de aventura, elevando padrões de qualidade e segurança no setor.
Com essa estrutura, o Polo se consolida como ferramenta estratégica para ampliar a competitividade dos destinos brasileiros, impulsionar a inovação e fortalecer a imagem de Mato Grosso do Sul como referência nacional em ecoturismo e turismo de aventura.