Connect with us
03 de Novembro de 2025

Política

Riedel destaca pilares da agenda sobre desenvolvimento do Estado em palestra no Centro de Relações Internacionais no RJ

Governador durante palestra na Casa Cop Cabri

O governador Eduardo Riedel participou, nesta segunda-feira (08) de um encontro na sede do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), no Rio de Janeiro, com a palestra “Mato Grosso do Sul e a Nova Agenda Global”.

A palestra foi mediada pelo economista e conselheiro do Cebri Paulo Hartung, ex-deputado estadual, federal e ex-governador do Espírito Santo. “Colocamos Mato Grosso do Sul e a nova agenda global em debate no CEBRI, uma das principais instituições de reflexão sobre relações internacionais no Brasil”, disse Riedel em publicação nas suas redes sociais

O economista Paulo Hartung fez a mediação da palestra do Governador

Durante a palestra, governador falou sobre os quatro pilares que sustentam o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul; Segurança Alimentar, Transição Energética, Inclusão Social e Sustentabilidade.

“Há 25 anos atrás éramos um Estado eminentemente agrícola, hoje é agroindustrial. Estamos focados nos eixos de desenvolvimento para que amplie esta industrialização, que já chegou na proteína animal, grãos direcionados para energia ou alimento, cana de açúcar na produção de etanol e energia, assim como a celulose. Estamos avançando na cadeia de produção como um todo, para ganhar valor agregado cada vez maior”, afirmou o governador.

Riedel citou que todo este processo segue com foco na sustentabilidade, tanto que o Estado pretende neutralizar a emissão de carbono até 2030. “Nosso mapa de ocupação do solo nos últimos 15 anos mostra que o crescimento ocorreu em pastagem degradada, uma oportunidade de transformar pastagem em grãos, floresta plantada, energia e outras culturas. Mudança importante na economia e ao meio ambiente, com balanço de carbono”.

Ele ponderou, durante o evento, que este cuidado com o meio ambiente poderá ser um grande ativo econômico ao Estado. “Tem valor e deve ser monetizado, não apenas no mercado de carbono, mas por outros instrumentos, tendo a preservação como atividade econômica. Criamos também a Lei do Pantanal que vai punir quem não cumpre as regras, mas vai induzir e remunerar quem preserva. Ela foi criada em consenso entre ambientalistas e produtores”.

Novas culturas e investimentos

Durante o evento foi apresentado as novas culturas e oportunidades abertas em Mato Grosso do Sul. No campo se abriu novas fronteira agrícolas na produção de amendoim e de laranja, que já dispõe de grandes grupos mundiais investindo e produzindo no setor.

“Os principais players (citricultura) entraram em MS com muita força, devido a doença de greening em São Paulo. Adquirindo áreas e com grandes projetos no Estado. Já estão chegando a 40 mil hectares de produção e 35 mil toneladas – estando em terceiro ou segundo (produção) nos próximos quatro anos, com a indústria seguindo no mesmo caminho”, mencionou o governador.

Governador durante palestra no CEBRI

Do outro lado está a produção da celulose com a fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo e novas unidades em Bataguassu (Bracell) e Inocência (Arauco). Para isto inclusive foi feita a concessão de 870 km de rodovias pela “Rota da Celulose”, para impulsionar e qualificar a logística.

Riedel também destacou a implantação da rota bioceânica, que vai encurtar o destino dos produtos de Mato Grosso do Sul aos portos chilenos e ao Oceano Pacífico. “Está sendo construída a ponte binacional entre Paraguai e Brasil, que vai viabilizar a rota, passando pelo chaco paraguaio, norte da Argentina e portos chilenos, diminuindo em 14 dias a viagem de navio rumo aos mercados asiáticos. Ela (rota) será viável e operacional em 2027, com obras prontas em 2026”.

O que é o Cebri

O Cebri é um “think tank” – instituição que realiza pesquisas e análises para influenciar políticas públicas, o debate público e o conhecimento em diversas áreas como política, economia, saúde e meio ambiente. O Centro funciona como uma “fábrica de ideias” ou “laboratório de ideias”, produzindo recomendações baseadas em evidências científicas para subsidiar a tomada de decisão de governos e outras instituições. 

Hartung e Riedel na sede da Casa Cop Cebri

Com sede no Rio de janeiro, o Cebri é o segundo Centro do gênero mais relevante da América do Sul e mantém uma rede de especialistas ampla, influente, plural e com conteúdo de alta qualidade. Em seus encontros podem ser extraídas soluções inovadoras e multidisciplinares para questões relevantes e atuais. Acompanharam o Governador a diretora-presidente da MS Gás, Cristiane Schmidt e secretário adjunto da Semadesc, Artur Falcette.

Confira o Vídeo:

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados