Connect with us
16 de Setembro de 2025

Cotidiano

Encontro, com mais de 20 Estados do país, debate a raiva humana e animal nesta semana em Campo Grande

O III Encontro sobre Raiva em Mato Grosso do Sul (E-Raiva MS), que acontece entre os dias 18 e 19 de setembro no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, terá participantes de mais de 20 estados brasileiros, se consolidando como referência nacional no debate sobre raiva.

Um dos grandes será o lançamento do “Painel da Raiva”, que será uma ferramenta interativa que permite ao produtor rural inserir dados da sua propriedade e, com base em informações epidemiológicas, visualizar o risco de ocorrência da doença em sua região. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre os riscos da doença e quais são as ações de enfrentamento contra a raiva humana e animal.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Ele integra a Semana Estadual de Conscientização sobre a Raiva, com uma programação preparada para promover atualização técnica, intercâmbio de informações e experiências, assim como as novas estratégias para prevenir e combater a doença.

A iniciativa é organizada pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), com a parceria da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Ministério da Agricultura e Pecuária, Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e SES (Secretaria Estadual de Saúde).

O Estado celebra a marca de 10 anos sem casos humanos da doença, no entanto o risco permanece e ainda tem registros de casos com animais. Em 2025 Mato Grosso do Sul já teve 15 focos de raiva em herbívoros, com 65 (animais) mortos.

O público alvo do evento serão os profissionais da saúde humana e animal, estudantes de graduação e pós-graduação, assim como pesquisadores, docentes, servidores públicos (estaduais e municipais), produtores rurais e representantes da sociedade civil.

Programação

Um dos grandes será o lançamento do “Painel da Raiva”, que será uma ferramenta interativa que permite ao produtor rural inserir dados da sua propriedade e, com base em informações epidemiológicas, visualizar o risco de ocorrência da doença em sua região.

Também está previsto a conferência sobre os “10 anos sem casos de raiva humana em MS” e o lançamento de um documentário com relato de um sobrevivente. Ainda haverá palestras técnicas sobre vigilância genômica, diagnósticos da doença, estratégias de vacinação, mesa redonda com pesquisadores e gestores.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site oficial do evento: https://www.even3.com.br/e_raivams/

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados