Cultura/Turismo
FIT 2025 traz oficinas, residência e palestra abertas ao público

lém de espetáculos, encontros e trocas artísticas, o FIT – Festival Internacional de Teatro de Dourados também abre espaço para formação e aprofundamento em artes cênicas. Em sua 11ª edição, que acontece de 18 a 27 de setembro, o festival traz uma programação formativa com oficinas, mesas-redondas e uma palestra cênico-literária que conectam artistas, estudantes e pessoas interessadas em teatro a experiências práticas e reflexivas.
As atividades começam neste domingo (21) e seguem até a próxima sexta-feira (26). As oficinas têm inscrição gratuita, disponível pelo Instagram @culturaufgd – no link da Bio. Já a palestra cênico-literária é aberta ao público sem necessidade de inscrição prévia, sujeita a lotação do espaço.
A primeira atividade será a oficina Convers-AÇÕES, no dia 21 de setembro, às 14h, conduzida por Patrícia Selonk e Jopa Moraes, da Armazém Companhia de Teatro. A proposta é compartilhar aspectos do processo criativo do grupo. Por meio de exercícios práticos e dinâmicas corporais, corpo e pensamento se entrelaçam para dar forma à imaginação no palco. Para participar, é recomendado usar roupas confortáveis e levar caderno e caneta para anotações.
Na sequência, de terça (23) a quinta-feira (25), será realizada a residência Urucum – Oráculo de Corpos Demarcados, com Lívia Gaudencio. A atividade propõe um mergulho no corpo como território de memória e resistência, instigando os participantes a criarem processos a partir de suas próprias marcas e experiências.
Ainda no dia 23, às 19h30, o festival promove a mesa-redonda “Teatro e Mercado de Trabalho”. O encontro reúne artistas e pesquisadores para debater os desafios da profissão e refletir sobre caminhos possíveis para quem deseja construir carreira na área teatral.
Um dos pontos altos da programação acontece na quinta-feira (25 de setembro), às 20h, no Cine Auditório Wilson Biasotto. O ator Odilon Esteves apresenta a palestra cênico-literária “Para abrir outras janelas”, um encontro interativo em que o público define quais livros e autores serão lidos e abordados em cena. Entre leituras dramáticas e interpretações, Odilon conduz um percurso afetivo que passa por Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu, Julio Cortázar, Manoel de Barros, Nelson Rodrigues, entre outros.
Encerrando as atividades formativas, no dia 26 de setembro, às 14h, Odilon também ministra a oficina “O teatro e a palavra: alguns caminhos para o texto falado”. A proposta é experimentar a oralidade em diferentes registros — do cotidiano às correntes teatrais do século XX — e pensar o uso da voz e do texto falado em diálogo com a escuta do espectador.
O FIT – Festival Internacional de Teatro de Dourados é uma realização da UFGD e do SESC/MS, com apoio da FUNAEPE, Prefeitura de Dourados, Casulo – Arte e Cultura, Sucata Cultural e UEMS.
Serviço:
Agenda formativa – FIT 2025:
21 de setembro (domingo)
Oficina Convers-AÇÕES – Armazém Companhia de Teatro
14h | Núcleo de Artes Cênicas (UFGD – Unidade 2)
23 a 25 de setembro (terça a quinta)
Residência Urucum – Oráculo de Corpos Demarcados, com Lívia Gaudencio
14h | Núcleo de Artes Cênicas (UFGD – Unidade 2)
23 de setembro (terça-feira)
Mesa-redonda Teatro e Mercado de Trabalho
19h30 | Núcleo de Artes Cênicas (UFGD – Unidade 2)
25 de setembro (quinta-feira)
Palestra Cênico-Literária Para abrir outras janelas, com Odilon Esteves
20h | Cine Auditório Wilson Biasotto (UFGD – Unidade 1)
26 de setembro (sexta-feira)
Oficina O teatro e a palavra, com Odilon Esteves
14h | Núcleo de Artes Cênicas (UFGD – Unidade 2)