Política
Convenções do PP e União Brasil oficializam suas candidaturas e Capital terá 9 candidatos à Prefeitura
As convenções realizadas ontem (03) pelo PP e União Brasil oficializaram as candidaturas da atual prefeita Adriane Lopes e da ex-deputada federal Rose Modesto, faltando agora apenas as convenções do PRD, com o Professor André Luís, que será na tarde de hoje (04), e do PCO, com o comerciante Jorge Batista, que será amanhã (05), para fechar a disputa pela Prefeitura de Campo Grande entre nove candidatos.
No PP, a convenção que oficializou Adriane Lopes à reeleição foi marcada por um clima de festa e uma recepção calorosa. A prefeita chegou acompanhada pela senadora Tereza Cristina (PP-MS), sendo ovacionada por milhares de apoiadores.
O ato contou com a presença do presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, do deputado estadual Lídio Lopes (sem partido), pré-candidatos a vereador do PP e do Avante, entre outras lideranças e autoridades.
A prefeita destacou em seu discurso o avanço de suas políticas públicas e reafirmou seu compromisso em lutar pelo desenvolvimento e pela qualidade de vida dos cidadãos campo-grandenses.
“Campo Grande não pode retroceder! Hoje, estamos dando um passo decisivo rumo ao futuro da nossa cidade. É hora de abrir novos caminhos e conquistar novos horizontes, porque Campo Grande já viu que é possível fazer uma gestão responsável. Nestes dois anos de trabalho intenso, mostramos determinação, coragem e trabalho em equipe. Amamos esta cidade e sonhamos com uma Campo Grande cheia de oportunidades para todos. Hoje, estamos avançando juntos rumo ao futuro da nossa capital. Chega de escândalos do passado! Chega de obras paradas! Chega de uma cidade que era um gigante, mas estava adormecida. Em dois anos, fizemos grandes avanços. Retomamos obras paradas e revitalizamos a educação, transformando a cidade em tempo recorde”, destacou a prefeita.
Adriane reiterou o seu compromisso e projeto por uma Campo Grande mais progressista e que atenda aos anseios da população. “Não temos medo de fazer o que é certo. Tiramos projetos esquecidos das gavetas e avançamos com coragem e determinação. Estamos construindo a Campo Grande que todos desejam. Não sou uma prefeita que fica no gabinete; sou a prefeita dos bairros. Onde estão as pessoas, ali estou eu. Hoje, nossa missão é fazer Campo Grande avançar ainda mais. Provamos que podemos fazer a máquina funcionar e alcançar feitos que nunca antes foram realizados na nossa cidade. Este é um dia crucial para Campo Grande, pois estamos avançando com coragem para o futuro. Não estamos apenas apresentando uma candidata; estamos revelando um novo caminho”, complementou.
A prefeita destacou a importância do apoio da senadora Tereza Cristina que tem sido uma inspiração e uma força combativa em defesa do seu projeto para Campo Grande. “Tenho orgulho de estar aqui como uma mulher íntegra, uma mulher com voz na política que ressoa além do Brasil, em todo o mundo. Uma mulher que inspira. Em tempos difíceis, enfrentamos grandes desafios juntas. Cada vez que nossos oponentes acham que vamos desistir, eles só nos tornam mais fortes. Os obstáculos que colocam em nosso caminho se tornam degraus para o nosso avanço. Que os políticos do passado se reúnam onde quiserem, porque nossa verdadeira aliança é com o povo de Campo Grande”, concluiu.
União Brasil
Já a convenção do União Brasil que oficializou a candidatura de Rose Modesto teve a candidata ao lado do candidato a vice-prefeito, o advogado Roberto Oshiro, e destacou a participação crescente das mulheres nas disputas eleitorais de 2024.
Rose se disse preparada para administrar Campo Grande, “Eu me sinto pronta, preparada para retribuir a toda a população de Campo Grande, toda a confiança e carinho que sempre recebe.”, disse em entrevista antes de subir ao palanque para discursar.
A candidata também ressaltou a importância das mulheres na disputa eleitoral. “Nós temos hoje, são dez mulheres participando, nove mulheres e vinte e um homens.”, disse Rose. A candidata ainda ressaltou que ‘quer seis cadeiras na Câmara’.
Rose ainda falou sobre sua trajetória política passando pela Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), a disputa da Prefeitura em 2016, além de sua passagem pela Câmara de Vereadores por duas vezes. “Sei que eu estou pronta, preparada neste momento pela experiência de conhecer Campo Grande, mas acima de tudo pela experiência de vida, por ter vivido o que já vivi, pela experiência dos cargos que eu ocupei e sinto que esse é um momento que eu tenho como dever.”, afirmou.
Em seu discurso, Rose Modesto ainda ressaltou a experiência de seu vice, Roberto Oshiro. “Ele está aqui, com essa experiência toda, para a gente trabalhar pelo social, trabalhar por uma educação que venha a trazer mais qualidade, mais oportunidades de, inclusive, valorização aos professores, ao administrativo.”, falou Rose.
“Na nossa administração, não tenha dúvidas, sendo prefeita, nós vamos fazer uma administração com equilíbrio, com a presença de homens, mas com a presença grande de mulheres.”, finalizou Rose Modesto.
Outros partidos
Além de Adriane Lopes (PP), Rose Modesto (União Brasil), Professor André Luís (PRD) e Jorge Batista (PCO), também estão na disputa, mas já realizaram as suas respectivas convenções municipais, o deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS), a deputada federal Camila Jara (PT-MS), o advogado Beto Figueiró (Novo), o advogado Ubirajara Martins (DC) e o consultor político Luso Queiroz (PSOL).
Dos nove candidatos, apenas a prefeita Adriane Lopes ainda não definiu quem ficará com a vaga de candidato a vice-prefeito na sua chapa, porém, o mais cotado, no momento, seria o ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB), entretanto, ontem ele publicou um post nas suas redes sociais dizendo que não pretende disputar nenhum cargo político nessas eleições.
No caso de Rose Modesto, o candidato a vice-prefeito é o advogado e empresário Roberto Oshiro (União Brasil), enquanto Beto Pereira tem como candidata a vice-prefeita a Coronel Neidy (PL).
Já o vereador Professor André Luís tem como candidato a vice-prefeito o advogado Luiz Correia Pereira (PRD), enquanto a deputada federal Camila Jara tem como candidato a vice-prefeito o deputado estadual Zeca do PT e o advogado Beto Figueiró escolheu como candidata a vice-prefeita a médica Cynthia Duailibi (Novo).
No caso do candidato Ubirajara Martins o candidato a vice-prefeito será João Faria (DC) e do candidato Luso Queiroz a candidata a vice-prefeita é Lia Santos (PSOL), enquanto Jorge Batista tem como candidata a vice-prefeita a Professora Rosângela (PCO).