Cultura/Turismo
FIT de Dourados prossegue esta semana com mais de 15 grupos teatrais

Até o próximo sábado(27), Dourados é palco da 11ª edição do Festival Internacional de Teatro (FIT), que retorna após um hiato de seis anos. O festival é todo gratuito e integra a série de programações voltadas para a celebração dos 20 anos da universidade. O Festival é considerado o maior evento de artes cênicas de Mato Grosso do Sul e reúne produções de alto nível reafirmando a cidade como um polo cultural no Estado.
A programação de 2025 é uma narrativa da história do FIT. Estarão na cidade, nesta período, 15 grupos teatrais de diversas partes do país, incluindo companhias douradenses, que vão ocupar a praça Antônio João, os parques dos Ipês, Rego D´Água e Antenor Martins, os espaços culturais Sucata Cultural e Casulo, o Centro de Convivência do Idoso e locais da própria universidade, seus auditórios e o Núcleo de Artes Cênicas (NAC).
Vale destacar que a UFGD disponibilizará transporte gratuito para os espetáculos que acontecerão no Auditório Central da Unidade 2 (Cidade Universitária), saindo da Reitoria na Unidade 1 (antigo Ceud) e da Praça Antônio João, às 19h – antes de cada espetáculo, e retornando ao final.
O FIT é uma realização da UFGD, Fecomércio MS e Sesc Cultural Mato Grosso do Sul. O evento tem apoio da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Funaepe), Universidade Estadual de MS (Uems) e Prefeitura de Dourados. Informações sobre o Festival acesse o Instagram (@culturaufgd).
MOSTRA FEITO EM CASA
O festival mostra a força local com a Mostra Feito em Casa, dedicada a valorizar os “prata da casa”. Nela estarão grupos douradenses como a Cia Theastai de Artes Cênicas, com os espetáculos “Balança Mas Não Cai” e “Quem Matou o Morto?”; Produções 13, com “Des-calço”; e o Esboço Caótico, com “Os Botões das Camisas e das Rosas”. Além de espetáculos de Campo Grande, “Seco”, do grupo Fulano di Tal e “Aquele Aquela Menos Ela”, de Liz Sória.
SHOW DE ENCERRAMENTO
Encerrando a programação do FIT, a aposta será na fusão entre música e cena: com a cantora e compositora carioca Letrux. Ela subirá ao palco montado no Parque do Ipês no dia 27 de setembro, às 22h. Antes do show de encerramento do festival, haverá a apresentação da Orquestra UFGD, que há 10 anos desenvolve a prática musical com músicos da comunidade.