Connect with us
29 de Setembro de 2025

Colunas

29/09 – Dia Mundial do Coração – Saiba como se prevenir dos vilões silenciosos do coração

Colesterol alto, diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, obesidade e estresse são fatores de risco para as doenças cardiovasculares

Você já se perguntou qual a principal causa de morte no país? Não são os acidentes, a violência ou o câncer, mas as doenças cardiovasculares. Essas enfermidades do coração e da circulação são responsáveis por 400 mil mortes por ano, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

“O que pouca gente sabe é que grande parte desses óbitos poderia ser evitado por meio de cuidados preventivos, mudanças no estilo de vida e tratamento adequado dos fatores de risco”, alerta o cardiologista Luís Henrique Gowdak, Coordenador de Gestão Assistencial da Unidade de Aterosclerose e Coronariopatia Crônica do InCor-HCFMUSP.

Luís Henrique Gowdak Foto: Divulgação

Em alusão ao setembro vermelho, mês de conscientização das doenças do coração, o especialista explica os principais fatores de risco à saúde desse importante órgão, responsável por bombear sangue para todo o corpo, garantindo o transporte de oxigênio e nutrientes para as células.

Fique de olho no colesterol ruim (LDL)

Uma das causas das doenças cardiovasculares, a aterosclerose é uma enfermidade gerada pelo acúmulo de colesterol ruim (LDL) e outras substâncias nas paredes das artérias,. Segundo o Dr. Gowdak, “quando essas placas de gordura se rompem, pode ocorrer a formação de coágulos que bloqueiam o fluxo sanguíneo, levando ao infarto”.

Por ser uma doença silenciosa, que pode atingir qualquer pessoa, a aterosclerose exige atenção preventiva. É fundamental que todos realizem check-ups periódicos com acompanhamento médico, incluindo exames para avaliar as taxas de colesterol no sangue”, complementa o especialista.

Colesterol ruim: você sabe tudo sobre o assunto?
Uma das causas das doenças cardiovasculares, a aterosclerose é uma enfermidade gerada pelo acúmulo de colesterol ruim (LDL). Foto: Divulgação

Os níveis ideais do colesterol ruim (LDL) variam de acordo com o risco cardiovascular de cada pessoa. Para quem tem risco cardiovascular baixo, o ideal é manter os níveis de LDL colesterol abaixo de 130 mg/dL7. Em pessoas com risco intermediário, o valor recomendado é abaixo de 100 mg/dL7. Aqueles que já sofreram um infarto ou outro evento cardiovascular devem manter um controle mais rigoroso, com o LDL abaixo de 50 mg/dL7.

Controle a pressão arterial e o diabetes

A hipertensão arterial é outra doença silenciosa que pode ou não apresentar sinais, mas, se não for tratada, traz riscos à saúde do coração e pode acometer outros órgãos, como o cérebro e os rins.

De acordo com o Dr. Gowdak, “a hipertensão é uma doença multifatorial que costuma aumentar com a idade por conta do próprio envelhecimento do organismo, mas que também está relacionada a fatores genéticos, estilo de vida, à obesidade e ao estresse”.

Dia Mundial do Coração
Em alusão ao setembro vermelho, mês de conscientização das doenças do coração, o especialista explica os principais fatores de risco à saúde. Foto: Divulgação

Embora não tenha cura, a hipertensão arterial pode ser controlada com mudanças de hábitos, incluindo a prática regular de exercício físico sob orientação, alimentação balanceada e medicação conforme orientação médica8.

De acordo com a International Diabetes Federation (IDF), até 80% dos pacientes com diabetes tipo 2 morrem por causas relacionadas a problemas cardíacos. Juntamente com os altos níveis de colesterol ruim (LDL) e a pressão arterial, o diabetes tipo 2 também contribui para a formação da aterosclerose8.

Deixe o sedentarismo para trás

A inclusão de exercícios físicos na rotina é uma das melhores atitudes a adotar pela saúde desde que respeitem os limites individuais e sejam realizados com a supervisão de um profissional.

A prática regular de atividade física, inclusive, também é recomendada para pacientes que já tiveram um evento cardiovascular, como o infarto, desde que realizadas com acompanhamento médico e seguindo um programa de reabilitação cardiovascular”, esclarece o Dr. Gowdak.

Entre os tantos benefícios dos exercícios, há a melhora da capacidade dos músculos de extrair oxigênio do sangue, reduzindo assim a necessidade do coração de bombear mais sangue para os músculos, a redução de hormônios relacionados ao estresse, o aumento do HDL (colesterol bom), além ajudarem a desacelerar a frequência cardíaca e reduzirem a pressão arterial.

Invista numa alimentação equilibrada

Uma dieta desequilibrada impacta nos fatores de risco das doenças cardiovasculares, aumentando assim a sua incidência. Por isso deve-se evitar a ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas e trans que podem aumentar o colesterol ruim (LDL), de excesso de açúcares simples e alimentos industrializados que contém gorduras que podem elevar o nível de triglicérides (outro tipo de gordura).

Por outro lado, a ingestão de fibra solúvel pode ajudar a reduzir os níveis do colesterol ruim (LDL).  Já o excesso de sal, na forma de sódio, provoca a retenção de líquidos e o aumento da pressão arterial sobrecarregando o coração.

O Dr. Gowdak ainda chama a atenção “para o alto consumo calórico, especialmente de açúcares e gorduras ruins, que levam a obesidade, outro fator de risco para a hipertensão, o diabetes tipo 2 e o colesterol ruim (LDL) alto”.  “Uma alimentação equilibrada também auxilia na prevenção do sobrepreso e da obesidade, ambos também fatores de risco para as doenças cardiovasculares”, complementa.

Livre-se do tabagismo

O cigarro contém substâncias tóxicas que afetam a circulação sanguínea e aumentam o risco de doenças cardíacas, além de causar a dependência. Também estão associados ao cigarro efeitos prejudiciais sobre a pressão arterial e os vasos sanguíneos, sobre as artérias coronárias e artérias cerebrais.

Aprenda a gerenciar o estresse

Em situações de estresse, o corpo libera hormônios (adrenalina e cortisol) que podem aumentar a frequência cardíaca, elevar a pressão arterial e causar inflamação nas artérias. “Essas alterações podem sobrecarregar o coração, tornando-o mais vulnerável. “Os pacientes não podem achar o estresse algo normal, mas precisam aprender a identificá-lo e gerenciá-lo para que possa ser contornado da melhor maneira possível”, esclarece o Dr. Gowdak.

… Bom dia! “O único limite das nossas realizações amanhã são as dúvidas de hoje.”

…Um abraço aos aniversariantes de hoje: Cristina Alcântara de Carvalho,  Ane Marie Fontinele, Maria Amélia Ferreira,Glaucia Benini Battaglin, Antonio Pio da Silva Neto, Maíla Mortoni Albano, Rosangela Ferreira Gomes, Luana Monteiro, Danielle Szochalewicz Loureiro, Alda Fernandes, Angela de Jesus e Dete dos Santos. Happy birthday!

… No próximo dia 2 de outubro, o Enjoy Punta del Este será palco do lançamento internacional do Festuris 2025, feira que se consolidou como a principal plataforma B2B de turismo da América Latina.

… A edição passada do Festuris, realizada em Gramado (RS), movimentou cerca de R$ 480 milhões em negócios, reuniu mais de 15 mil participantes, 2.700 marcas expositoras e 53 destinos internacionais. Agora, pela primeira vez, o evento realiza um lançamento fora do Brasil, reforçando a integração com o Uruguai e consolidando Punta del Este como hub estratégico de turismo e negócios no Cone Sul.

Javier Azcurra, diretor de Relações Institucionais do Enjoy Foto: Enjoy/Divulgação/JC

… O Javier Azcurra, diretor de Relações Institucionais do Enjoy, estará presente e pode detalhar como essa aproximação entre Brasil e Uruguai representa novas oportunidades de desenvolvimento para o setor.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados