Política
Modernização constante da Assembleia Legislativa que garante a proximidade com a população
Canal direto entre o cidadão sul-mato-grossense e as ações parlamentares, a TV Assembleia de Mato Grosso do Sul (TV ALEMS), em operação desde novembro de 2001, conta agora com sinal aberto, entre outras inovações que vão garantir maior proximidade da população com o Legislativo Estadual.
O secretário de Comunicação Institucional da ALEMS, Luciano Rodrigues Lima, destacou o papel da TV Assembleia na comunicação da ALEMS. “Eu acredito que a TV Aberta e os demais canais vieram com uma responsabilidade maior, de mostrar a transparência dos projetos que são votados na Casa de Leis, estes projetos levam benefício para a população de todo o Mato Grosso do Sul. Por meio da TV ALEMS, você tem todas essas informações, antes mesmo das sessões, do que está sendo pautado, do que vai acontecer. Também há um programa de TV, que resume as sessões, chamado Redação Final. Então é muito importante as pessoas saberem o que está acontecendo, vendo os deputados que eles votaram para representar a população sul-mato-grossense, além de momentos de entretenimento, cultura, música, entre outros. A TV é um dos canais da Assembleia Legislativa que chega à população. Acompanhe a nossa programação, foi tudo pensado com carinho para toda a população”, destacou.
O coordenador da TV ALEMS, Alessandro Perin, fala sobre o assunto. “A TV ALEMS é a TV oficial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul [ALEMS]. Por meio dela, divulgamos os trabalhos e ações realizadas pelos deputados, tudo que acontece na Casa, um trabalho institucional, que pode ser um trabalho de uma reunião, de uma comissão, de uma frente parlamentar, uma audiência pública, uma sessão solene, enfim, qualquer evento que acontece aqui, tem a transmissão da TV Assembleia de MS”, explicou.
Sobre as formas de acesso à TV ALEMS, o coordenador detalhou: “Assim como o site é uma fonte de informação fidedigna para o leitor e internauta lá fora, a TV Assembleia também é essa fonte de informação para um público que acompanha via televisão. A TV está em canal aberto, canal 7.2 TV Aberta, este processo já acontece desde dezembro do ano passado, é um marco para nós, foi uma luta de muito tempo para conseguir colocar a TV em sinal aberto. Além do sinal aberto, é possível acompanhar no canal 9 da Claro NET, TV a cabo, e também está no canal 307.2 da Sky. Outra maneira de acessar é pelo site da ALEMS, temos uma aba lá dentro, e o canal oficial do YouTube da Assembleia Legislativa”.
Equipamentos recém-adquiridos incrementaram o funcionamento da TV Assembleia de Mato Grosso do Sul. “Agora estamos inovando, está sendo instalado lá na ilha de edição um equipamento que vai possibilitar a transmissão de quatro eventos simultâneos, ou seja, um avanço, algo que a gente já batalhava há um tempo para ter. Antes só transmitíamos um evento, conseguimos fazer uns ajustes e ampliamos para dois, agora serão até quatro eventos simultâneos, padrão de transmissão que conhecemos na TV Senado, eles fazem oito transmissões ao mesmo tempo. Conseguiremoos então transmitir quatro eventos pelas redes sociais, abrangendo o Facebook e as mídias sociais, que serão conectadas junto às transmissões, o YouTube, e a TV fazendo a transmissão, porque a gente não consegue fazer aquele mosaico de várias transmissões para as pessoas escolherem, ainda”, considerou Alessandro Perin.
“Estamos passando por uma reestruturação, uma reformulação dos equipamentos aqui da TV, pois são caros e que demoram um tempo para chegar. A ideia para o segundo semestre é que sejam feitos cada vez mais eventos ao vivo, entrevistas no estúdio, ou algo acontecendo na Casa, que seja transmitido ao vivo. Tínhamos uma limitação técnica para fazer por conta do equipamento, com essa reformulação em nossa estrutura, teremos várias câmeras remotas que nos possibilitarão um grande avanço”, destacou o coordenador da TV ALEMS, Alessandro Perin.
Parcerias
Alessandro Perin revelou a importância das parcerias celebradas com a TV Assembleia MS. “Cada vez mais a nossa ideia é fazer programas e entrevistas ao vivo. E estamos com uma parceria muito boa com a TV Câmara e a TV Senado, em que conseguimos fazer participações ao vivo nos telejornais deles. Abrimos um canal de comunicação com eles, desta forma os deputados são convidados por eles para fazer o contraponto de um assunto pré-definido por meio da TV Câmara ou TV Senado. Nessa parceria também são produzidos vários programas, utilizados por nós, e programas nossos também utilizados por eles. Essa troca de conteúdos para nós é muito legal, um avanço”, disse.
As atuais parcerias são com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (DPGE-MS), o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), e algumas secretarias do Poder Executivo. “Parceiras são muito boas para nós, pois é gerado conteúdo para a população. Também fornecemos, quando necessário, o nosso estúdio, nossos profissionais, trazem os jornalistas, entrevistados e a pauta, fazem a gravação aqui, fazemos a edição e fornecemos o programa para eles. Além de estreitar essa parceria entre os Poderes, conseguimos ter esse conteúdo, que é o conteúdo lá da base, que a gente sabe que as pessoas estão precisando, sendo exibido na TV, e nas mídias sociais da Casa e desses órgãos e entidades”, ressaltou.
Contato
Você pode falar com a TV Assembleia de Mato Grosso do Sul e enviar sugestões. Pelo Instagram e Facebook, é só acessar o @tveradioalems. E também pelo telefone (67) 3389 6803, e pelo nosso e-mail: producaoproducao@tvalems.ms.gov.br.