Esse número, revelado pela segunda edição do Atlas dos Pequenos Negócios, que o Sebrae Nacional divulgou no último dia 24, representa muito mais do que a população de três das cinco regiões brasileiras (Norte, Sul e Centro Oeste). Os 13 estados dessas regiões e o Distrito Federal somam cerca de 63 milhões de pessoas.
A comparação é apenas um exemplo da relevância dos pequenos negócios na vida dos brasileiros, o que é reforçada por outros indicadores. A cada 10 empregos formais criados no Brasil, as micro e pequenas empresas (MPEs) são responsáveis por 8. Em agosto, por exemplo, 147,3 mil empregos foram gerados no país e as MPEs responderam por mais de 124 mil desse total (84,5%).
Empreendedorismo por oportunidade

A principal pesquisa de empreendedorismo do mundo, o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), aponta que o Brasil registrou, em 2024, o maior índice de empreendedorismo dos últimos 5 anos. O número de empreendedores cresceu puxado pelas mulheres e pelas pessoas com 55 anos ou mais. Outro destaque: a maioria dos empreendedores se motivou por oportunidade, e não por necessidade.
Empreendefest 2025
O impacto dos pequenos negócios na economia de Mato Grosso do Sul está diretamente ligado às ações do Sebrae/MS e do Governo do Estado, via Semadesc, que impulsionam e estimulam o empreendedorismo. Este cenário pôde ser constatado, na semana que passou, durante o Empreendefest 2025 que atraiu mais de 10 mil pessoas para assistir a palestras, participar de rodadas de negócios e experiências imersivas.
Abertura oficial do Empreendefest 2025
Durante abertura do evento, o governador Eduardo Riedel destacou que a economia de Mato Grosso do Sul gira, em grande parte, pelos pequenos e médios negócios. “É uma festa do Mato Grosso do Sul, que celebra quem trabalha e quer ver o Estado crescer”, disse.
Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o evento é uma chance de mostrar que apoiar negócios de bairro significa fortalecer a economia de todo o Estado. “Neste ano, ampliamos os espaços, levando experiências para diferentes áreas do Bosque Expo, como a Mercado Sebrae, onde mais de 80 pequenos negócios apresentaram e comercializaram seus produtos. É uma oportunidade para que os visitantes conheçam e apoiem os empreendedores locais, fortalecendo as empresas do Mato Grosso do Sul”, disse Mendonça.