Connect with us
12 de Outubro de 2025

agronegócio

Produtores do Brasil e Paraguai ampliam uso de fertilizantes menos concentrados para reduzir custos em 2025

Os produtores rurais do Brasil e do Paraguai estão adotando uma nova estratégia para driblar os custos elevados dos insumos agrícolas em 2025: o uso crescente de fertilizantes menos concentrados. A tendência foi destacada no relatório semanal de fertilizantes da StoneX, empresa global de consultoria e serviços financeiros.

Entre janeiro e agosto, as importações paraguaias de superfosfato simples (SSP) aumentaram 25% em relação ao mesmo período de 2024. Já os fertilizantes à base de nitrogênio e fósforo (NP) registraram crescimento de 38%. Em contrapartida, as compras de MAP (fosfato monoamônico), um produto de maior concentração, recuaram 13%.

Segundo o relatório, esse movimento reflete um ajuste estratégico dos produtores rurais, diante de relações de troca desfavoráveis, preços ainda elevados e oferta global apertada de insumos. O objetivo é manter o nível de adubação das lavouras sem comprometer a rentabilidade.

-“O mercado tem se ajustado a um cenário de margens mais estreitas e custos ainda elevados. A escolha por produtos de menor concentração, como o SSP, é uma estratégia para manter a eficiência agronômica sem comprometer o fluxo de caixa dos produtores”, explica Tomás Pernías, analista de Inteligência de Mercado da StoneX.

A mesma lógica se aplica aos fertilizantes nitrogenados. No Paraguai, as importações de sulfato de amônio — produto de menor concentração que a ureia — cresceram 15% em relação a 2024. Já as compras de ureia, mais concentrada e cara, tiveram alta modesta de 4%.

O comportamento reforça a busca por alternativas mais econômicas em um mercado que segue pressionado pelos custos de produção e pela volatilidade internacional.

Seminário

O cenário atual do mercado de fertilizantes e suas implicações para o agronegócio estarão em pauta no 8º Seminário StoneX – Desafios e Oportunidades para os Mercados de Commodities, que será realizado no dia 15 de outubro.

O evento reunirá especialistas e analistas do setor para discutir tendências globais, oportunidades de mitigação de riscos e perspectivas de preços para os próximos ciclos agrícolas.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados