Connect with us
15 de Outubro de 2025

Política

Deputados celebram o Dia do Professor e reforçam valorização da educação

Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Dia do Professor foi marcado por homenagens, reflexões e apelos por valorização. A data, celebrada em 15 de outubro, remonta a 1827, quando Dom Pedro I instituiu o Ensino Elementar no Brasil, levando escolas de primeiras letras aos cantos mais populosos do Império. Quase dois séculos depois, os deputados Gerson Claro (PP), Pedro Kemp (PT), Professor Rinaldo Modesto (Podemos), Gleice Jane (PT) e Junior Mochi (MDB) saudaram esses profissionais, reconhecendo desafios e reforçando a necessidade de novos concursos públicos no Estado.

O presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro, abriu a sessão lembrando a entrega da Comenda Maria Ildonei de Lima Pedra, realizada na noite anterior, por proposição da deputada Gleice Jane. Vinte e cinco trabalhadores e trabalhadoras da educação foram homenageados pela dedicação e compromisso com o ensino. “Uma justa homenagem a homens e mulheres que inspiram e colaboram para transformar vidas”, afirmou o parlamentar.

Gerson Claro ressaltou ainda o papel essencial dos professores na formação de valores e na construção de um futuro mais justo. “Eles transmitem conhecimento, formam cidadãos, constroem valores e abrem caminhos. Cada sala de aula é um espaço de transformação, e cada educador, uma peça essencial na edificação do nosso Estado e do nosso país. A ALEMS reconhece e valoriza esses profissionais que fazem da educação o seu propósito, mesmo em tempos de inovação e desafios trazidos pela inteligência artificial.”

O deputado Pedro Kemp destacou a urgência de novos concursos públicos para professores da rede estadual. “É uma carreira brilhante, abraçada por homens e mulheres que estão no chão das escolas e universidades, contribuindo para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. A maioria dos docentes é contratada, e é fundamental a realização de concursos e o fortalecimento das carreiras, garantindo valorização e estabilidade profissional.”

Avanços e desafios

Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, o deputado Professor Rinaldo Modesto lembrou que o Parlamento tem acompanhado as demandas da categoria. “É uma profissão que exige dedicação, amor e paciência. Sabemos dos avanços, como o maior salário do país, mas enfrentamos o desafio de que cerca de 60% dos professores são convocados. Precisamos caminhar rumo à isonomia salarial e contamos com a sensibilidade do governador Eduardo Riedel para isso.”

Vice-presidente da mesma comissão, a deputada Gleice Jane reforçou a importância de manter o olhar atento às reivindicações dos profissionais da educação. “Hoje é um dia de celebração, mas também de reflexão. É preciso avançar na valorização dos professores convocados, dos servidores administrativos e no fortalecimento da educação especial. Seguimos firmes no debate e nas lutas por uma educação cada vez mais justa.”

Encerrando as homenagens, o deputado Junior Mochi (MDB), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, evocou as palavras de Cora Coralina: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Para ele, “a educação é libertadora e transformadora — e o professor, o alicerce dessa mudança”.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados