Connect with us
20 de Outubro de 2025

Sem categoria

Maracaju, Sidrolândia, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste estão entre os 15 maiores municípios do agronegócio no país

Maracaju, Sidrolândia, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste estão entre os 15 maiores municípios do país no ranking do agro elaborado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), levando em conta o Índice de Desenvolvimento da Agropecuária Municipal (Idam)

A Ferramenta que monitora a atividade econômica relacionada ao meio rural e valoriza as iniciativas para o crescimento do agronegócio no país, o Índice de Desenvolvimento da Agropecuária Municipal (Idam) busca a construção de um ranking de Municípios de acordo com dimensões definidas e relacionadas à produção e produtividade, geração de emprego formal, captação de crédito agrícola e pecuário e arrecadação do Imposto Territorial Rural (ITR).

Na edição de 2025 do levantamento, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que 150 Municípios foram classificados com muito alto desenvolvimento rural, potencializando ainda mais o desempenho dos municípios de Mato Grosso do Sul.

Veja o quadro dos primeiros 15 municípios:

Conforme indica o levantamento, Maracajú ocupa a 7ª posição, seguido por Sidrolândia, na 8ª colocação, depois Rio Brilhante na 10ª posição e São Gabriel do Oeste na 15ª. 

Em 2024, pesquisa do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) já posicionava 14 municípios de Mato Grosso do Sul entre os 100 mais ricos do agronegócio no país. Confira matéria do ConecteMS aqui.

Confederação dos Municípios

A CNM ressalta que as secas no Rio Grande do Sul em 2022 causaram perdas de R$ 21 bilhões na agropecuária e reduziram o nível de desenvolvimento do Idam em 4,9%. Isso mostra um efeito nefasto dos desastres naturais sobre a produção agrícola e a economia dos Municípios com vocações para o agro.

O Idam foi desenvolvido em 2022 pela CNM e tem o objetivo de trazer uma visão ampliada do impacto do agronegócio brasileiro. “A criação do Idam segue um objetivo duplo: primeiramente, preenche uma lacuna ao apresentar um índice de desenvolvimento do agro capaz de ordenar os Municípios com base na relevância da atividade rural na economia local. A criação do Idam também promove uma análise aprofundada da situação do Município em relação a seus pares ao avaliar produção e produtividade, emprego e renda, arrecadação e crédito do setor”, destaca o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

A lógica do Idam, ao avaliar as dimensões, busca superar a conceituação de Municípios agropecuários somente pelo seu nível de produção. “No entendimento da Confederação, Municípios que têm uma elevada quantidade de empregos e empresas ligadas ao agro têm uma maior relação com o setor do que outros com elevada produção e baixa participação do setor no mercado de trabalho e nos empreendimentos locais. O mesmo raciocínio vale para os empreendimentos que captem maior quantidade de crédito, visando expandir a produção futura, e as cidades que tenham arrecadação mais robusta de ITR”, comenta Ziulkoski.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados