Cidades
Serviço digital para evitar judicialização da saúde já está disponível para saúde suplementar
Os usuários da saúde suplementar agora também poderão fazer uso das novas ferramentas digitais que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul desenvolveu para evitar a judicialização dos conflitos entre as partes, por meio do site e pelo aplicativo TJMS Mobile. Para acessar o serviço basta clicar no link https://esaj.tjms.jus.br/petpg-complemento/abrirConciliacaoSaudeSuplementar.do.
Inicialmente, no dia 16 de julho, o atendimento foi destinado à saúde pública, e agora está estendido à suplementar, que inclui os planos e operadoras de saúde.
Com a nova ferramenta digital, o usuário pode fazer pedido de medicamentos, consultas e, caso não encontre catalogado o que está buscando, na opção ‘Outros’ é possível descrever o pedido específico. O usuário receberá uma resposta sobre o andamento do requerimento em até três dias úteis.
Além disso, a ferramenta também pode auxiliar na resolução de conflitos, já que é possível solicitar ajuda para casos específicos, como pedidos de medicamentos não atendidos pelo SUS ou pela saúde suplementar, pedidos de cirurgia, entre outros. O Tribunal de Justiça preparou uma equipe de mediadores para intermediar entre as partes e, assim, evitar a judicialização de processos.
Os avanços em busca da celeridade no atendimento ao cidadão e na prestação jurisdicional estão entre os pontos focais da administração dos Des. Sérgio Fernandes Martins, que tem incentivado e destinado recursos para melhorias como esta.
Saiba mais
Também é possível utilizar o serviço por meio do aplicativo ‘TJMS Mobile’ que pode ser obtido na Play Store ou na APP Store. Ao baixar o aplicativo, o usuário pode acessar a opção ‘Serviços’. Nela, deve clicar em ‘Pedido de Medicamentos’. Igual ao site, as mesmas opções estarão disponíveis.
Continue Lendo