Economia
Comitiva do Governo Federal vai a Washington para buscar trégua de 90 dias no tarifaço de Trump
Em reuniões com empresários nos últimos dias, membros do governo federal já confirmam que uma comitiva viajará a Washington, capital dos Estados Unidos, na próxima semana para rodadas de negociações sobre o tarifaço estabelecido por Donald Trump contra o Brasil.
A viagem será liderada pelo vice-presidente e Mdic (ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Geraldo Alckmin, segundo executivos que se reuniram com membros do governo nesta semana.
Os empresários estimam que as negociações tarifárias devem durar entre 60 e 90 dias e não duvidam que a resolução fique para 2026. Estão sobre a mesa uma série de possíveis parcerias comerciais, sendo o principal deles a colaboração estratégica para exploração de terras raras.
Durante toda esta semana, o trabalho de técnicos da área de comércio exterior do Itamaraty e do Mdic esteve voltada a preparar as negociações. Oficialmente o MRE (Ministério das Relações Exteriores) não confirma a viagem à capital americana.
Após conversar com o presidente Lula, Trump sinalizou que aceitaria ir à mesa de negociações, mas não garantiu a diminuição das tarifas sobre produtos brasileiros.

