Connect with us
21 de Novembro de 2025

Política

Ordem de prisão de Bolsonaro deve ser emitida na próxima semana

Foto Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, tem discutido detalhes sensíveis sobre a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, prevista para ocorrer em algum momento da próxima semana, segundo revelado pelo jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

De acordo com o colunista, uma dessas conversas ocorreu na noite de segunda-feira (17/11), em uma reunião reservada com o comandante do Exército, general Tomás Paiva. O encontro contou também com a presença do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

De acordo com Jardim, Paiva evitou emitir opinião sobre qual regime prisional Moraes deveria determinar a Bolsonaro, algo que, pelas regras institucionais, não caberia à cúpula militar. Ainda assim, o comandante ponderou que o envio do ex-presidente ao Complexo Penitenciário da Papuda poderia ser interpretado como uma medida excessiva, considerando sua condição de ex-chefe de Estado.

Na mesma linha, Paiva colocou sobre a mesa alternativas em instalações militares pelo país, caso Moraes opte por determinar o cumprimento da pena em regime fechado. As sugestões foram apresentadas como opções logísticas e de segurança.

Moraes, segundo o relato, não sinalizou concordância nem rejeição à proposta do comandante. O ministro mantém sigilo absoluto sobre os detalhes da decisão e sobre o momento exato em que a ordem de prisão será executada, afirma Jardim.

O destino de Bolsonaro, porém, será definido por Moraes quando o Supremo determinar o trânsito em julgado do processo, ou seja, quando se esgotarem os recursos da defesa, o que deve ocorrer em breve. O ex-presidente cumpre prisão domiciliar atualmente.

Condenação

Bolsonaro foi considerado pelo STF como líder de uma organização criminosa, com militares, policiais e aliados, que atuou para impedir a transição de poder após as eleições de 2022, vencidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e acabou condenado a 27 anos e três meses de prisão.

Os ministros do Supremo consideraram o ex-presidente culpado de cinco crimes: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado

A permanência de Jair Bolsonaro em regime fechado deve ser breve, segundo fontes que acompanham o processo. O pedido de prisão domiciliar humanitária, apresentado pela defesa ao Supremo Tribunal Federal, deverá ser encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR) por Alexandre de Moraes. Há indicativos de que a PGR poderá emitir parecer favorável à solicitação.

Transição de regime

De acordo com informações obtidas, após a análise do pedido e possível parecer favorável da PGR, Alexandre de Moraes poderá autorizar a mudança para o regime domiciliar. No entanto, esta transição não será imediata, sendo necessário que Bolsonaro cumpra alguns dias em regime fechado primeiro.

O cenário atual sugere uma estratégia processual em desenvolvimento, com a defesa buscando alternativas para amenizar as condições de cumprimento da pena.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados