Connect with us
29 de Novembro de 2025

Empreendedorismo

Lideranças assinam pacto de cooperação para promover desenvolvimento da Região Oeste com base na Rota Bioceânica

Claudio Mendonça, Diretor-Superintendente Sebrae/MS

Documento foi celebrado durante o evento Bioceânica Experience que também trouxe painéis sobre oportunidades trazidas pelo corredor de capricórnio

Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da região Oeste por meio das oportunidades geradas pela Rota Bioceânica, o Bioceânica Experience reuniu lideranças de diversos municípios de Mato Grosso do Sul para discutir ações integradas em áreas como inovação, turismo e economia criativa. A iniciativa integra o Ecossistema Local de Inovação de Jardim e Guia Lopes da Laguna e foi organizada pelo Sebrae/MS, Prefeitura de Jardim, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Um dos principais momentos do evento foi o Leaders Lounge, espaço que centralizou o debate entre representantes de instituições privadas, poder público e da academia. A iniciativa foi marcada pela assinatura do Pacto de Desenvolvimento Regional, que simbolizou o compromisso das lideranças da Região Oeste de Mato Grosso do Sul em uma atuação conjunta para promover o crescimento econômico dos municípios a partir das oportunidades geradas pela Rota Bioceânica.

O documento foi assinado por representantes dos municípios que compõem a Agência de Desenvolvimento Movimenta, Governo do Estado e Sebrae/MS. Segundo o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, a união de esforços é necessária, pois o corredor bioceânico exige organização territorial e investimentos em áreas como infraestrutura, tecnologia e conectividade.

“É fundamental que os municípios se preparem para aproveitar o potencial de desenvolvimento que a Rota Bioceânica trará para Mato Grosso do Sul e para o Centro-Oeste. A rota será a saída de produtos do Estado e porta de entrada para os mercados do Chile, Argentina e Paraguai. Atualmente, mais de 45% das exportações de MS têm como destino o Chile, por exemplo, e isso deve aumentar. Então, esse cenário evidencia a relevância e a necessidade de discutirmos a Rota Bioceânica”, afirmou o vice-governador.

Bioceânica Experience reuniu lideranças para dialogar sobre oportunidades de desenvolvimento a partir da Rota Bioceânica

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, a instituição desenvolve um trabalho alinhado às potencialidades de cada município e, nesse contexto, o pertencimento ao Corredor Bioceânico se torna um fator estratégico. “O Sebrae leva capacitação aos empreendedores, estimula as lideranças locais a identificarem a vocação econômica do município e atua junto aos parceiros para gerar oportunidades de crescimento. São ações integradas, nas quais nosso objetivo é melhorar o ambiente de negócios, construindo pontes entre territórios e pessoas. A Rota Bioceânica representa uma oportunidade histórica de pensar o desenvolvimento com base na cooperação, na valorização local e na inclusão dos pequenos negócios nesse processo”, destacou.

O presidente da Agência de Desenvolvimento Movimenta, Romel Cuellar Mercado Junior, pontuou a relevância do comprometimento dos municípios. Criada a partir do programa Líder, executado pelo Sebrae/MS na Região Oeste em 2019, a Movimenta desempenha um papel de articulação entre as lideranças de cada cidade. “Temos que pensar de forma conjunta e não isolada. O maior papel da agência hoje é fazer conexões entre os atores envolvidos na Rota Bioceânica. Buscamos plataformas que auxiliem os gestores, especialmente com inteligência artificial, para aumentar a produtividade das cidades. O futuro passa pela capacidade de agir em rede”, afirmou Romel.

Representando os municípios, o anfitrião do evento, prefeito de Jardim, Juliano Miranda, conhecido como Guga, enfatizou o papel relevante das lideranças municipais no processo de desenvolvimento. “A integração regional é essencial para que possamos aproveitar o que a Rota Bioceânica pode proporcionar. Eventos como esse nos aproximam e nos alinham”, pontuou.

Diálogos e troca de conhecimento

Para fomentar a troca de conhecimentos e estimular diálogos sobre o novo contexto trazido pelo corredor bioceânico, o Leaders Lounge promoveu painéis com especialistas convidados. Um dos temas abordados foi “Integração Continental: Desafios e Oportunidades da Rota Bioceânica de Capricórnio”, mediado pelo diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça. O painel contou com a participação da subsecretária de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento e Orçamento, Sandra Amaral, e do técnico de Planejamento do Ipea, Pedro Silva Barros.

Na data, os integrantes discutiram os impactos e perspectivas do novo corredor logístico, trazendo assuntos como cooperação federativa, planejamento integrado e o papel dos territórios no aproveitamento das oportunidades logísticas e econômicas que a rota oferece.

Outro painel realizado durante o evento teve como tema central “Construindo Territórios Inovadores: A nova geografia do desenvolvimento regional”, com a participação do gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, Matheus Oliveira, que falou sobre o papel dos pequenos negócios na construção de cadeias sustentáveis e inovadoras. O debate contou também com a presença do prefeito de Carmo do Cajuru (MG), Edson Vilela, e do secretário de Desenvolvimento e integrante da Agência Novo Oeste, e Igor Silva Cardoso, que trouxeram exemplos práticos da realidade mineira.

“Nosso trabalho é fomentar um ambiente onde o pequeno negócio esteja inserido na nova economia que se desenha com a Rota Bioceânica. Neste painel, trouxemos dois eixos: um voltado à inovação e outro ao desenvolvimento territorial, com cases de Minas Gerais que mostram, na prática, como atuam as agências de desenvolvimento e os consórcios. Essa troca nos permite imaginar como adaptar essas experiências à nossa realidade regional”, destacou o gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS.

Além de painéis, o Bioceânica Experience promoveu uma programação diversificada, composta por uma Maratona de Inovação e palestras sobre turismo, cultura, educação e empreendedorismo. Mais informações sobre as ações relacionadas à Rota Bioceânica apoiadas pelo Sebrae/MS e parceiros acesse ms.sebrae.com.br ou entre em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados