Política
Parceria com o Google vai impulsionar desenvolvimento de IA para o Agro de MS e transformação digital no Estado
O Governo do Estado assinou na quinta-feira (4), em São Paulo, um memorando de entendimento com o Google LLC para desenvolver cooperação tecnológica nas áreas de inteligência artificial, educação, agricultura digital, eficiência governamental e infraestrutura de computação em nuvem. O acordo, firmado pelo secretário Jaime Verruck, da Semadesc e pelo governador Eduardo Riedel, estabelece bases para futuras parcerias, adoção de ferramentas avançadas da companhia e implementação de projetos de inovação de interesse público.
Segundo o secretário Jaime Verruck, “estamos reimaginando o Mato Grosso do Sul com a aplicação da Inteligência Artificial, fortalecendo os pilares governamentais, proporcionando à nossa população um Estado cada vez mais digital, verde, próspero e inclusivo.
No âmbito do Governo do Estado serão adaptadas, ou desenvolvidas, ferramentas de IA voltadas às demandas da administração pública, sob coordenação da Segem e Segov. A Secretaria de Educação também será beneficiada, com o oferecimento de acesso total e treinamento de professores e alunos para o uso do Gemini, IA generativa da Google”.
O titular da Semadesc reforçou que, “no campo, vamos potencializar a inteligência artificial aplicada ao agro com base no conhecimento, nas soluções e na tecnologia que já vêm sendo desenvolvidos pelas startups e deeptechs sul-mato-grossenses. Essa parceria amplia a capacidade de levar essas inovações para outro patamar, conectando nosso ecossistema a uma das maiores plataformas tecnológicas do mundo”.
O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo Senna, destacou que “o termo de cooperação com a Google mostra o avanço do nível de maturidade do nosso ecossistema de CT&I onde, cada vez mais, setor público, academia, iniciativa privada e sociedade civil interagem buscando aumentar o valor de suas entregas pautados em processos inovadores. Além disso, o termo de cooperação amplia a infraestrutura necessária para o desenvolvimento da inteligência artificial e suas aplicações no agronegócio, na conservação ambiental, na educação e na prestação dos serviços públicos. É uma importante conquista para o Mato Grosso do Sul, pois consolida a inovação como um dos pilares do seu desenvolvimento”.
O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta acrescentou que a parceria traz desdobramentos diretos para a modernização do campo. Ele afirmou que o uso de ferramentas avançadas de inteligência artificial permitirá integrar dados, otimizar modelos produtivos, fortalecer práticas sustentáveis e ampliar a competitividade rural. Para Beretta, “a chegada do Google ao ambiente de cooperação do Estado cria novas possibilidades para análise territorial, manejo de solos, monitoramento de lavouras e apoio à pecuária de precisão. Vamos conectar conhecimento técnico, inovação e tecnologia de ponta para acelerar ainda mais a transformação do agronegócio sul-mato-grossense”.

A assinatura do termo contou com a presença de lideranças do Google Brasil, entre elas o presidente Fabio Coelho, o diretor de Relações Governamentais Marcelo Lacerda e o gerente de Políticas Públicas Luiz Moncau. Também integraram o grupo a head de parcerias para DeepMind, Luciana Cordeiro, o head de parcerias de produtos geográficos e mapas, Ivan Patriota, e o gerente do Google Cloud para o Centro-Oeste, Rodrigo Fernandes, que acompanharam o alinhamento técnico e institucional das iniciativas previstas.
O documento formaliza três eixos centrais de colaboração. O primeiro é a aplicação de inteligência artificial ao agro, com desenvolvimento de soluções voltadas à produtividade agrícola, genética de cultivos, estratégias de sequestro de carbono, apoio ao reflorestamento e uso de sensoriamento remoto para monitoramento e análise ambiental.
O segundo eixo traz ações de educação e transformação digital, com adoção de ferramentas da família Gemini em atividades pedagógicas, utilização de dados para treinamento de modelos, implementação do Google Workspace for Education e desenvolvimento de soluções offline para ampliar o acesso ao ensino. O terceiro eixo envolve aplicações de IA para eficiência governamental, com integração de bases de dados e automação de processos por meio do modelo aberto GEMMA.
Para viabilizar a etapa inicial dos projetos, o Google oferecerá créditos de uso na plataforma Google Cloud, com regras de utilização e metas definidas em Plano de Trabalho específico. O memorando tem vigência inicial de 12 meses e pode permanecer ativo conforme novos termos venham a ser firmados. O documento também estabelece normas de confidencialidade, critérios de rescisão, regras de conformidade legal e diretrizes de solução de conflitos, incluindo arbitragem na Califórnia em eventuais disputas não resolvidas por acordo.
Entre as iniciativas previstas está a implementação, em Mato Grosso do Sul, do Endereçamento Rural Digital, sistema que utiliza a tecnologia Plus Code do Google para gerar códigos baseados em latitude e longitude, funcionando como um CEP rural preciso. A solução, já utilizada no Estado de São Paulo, integra propriedades rurais a plataformas como Google Maps e Waze e facilita o acesso a serviços essenciais como saúde, segurança e entregas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no campo.

