Connect with us
08 de Dezembro de 2025

agronegócio

Plantio da soja no Estado mantém projeção para produção de mais de 15 milhões de toneladas

Mato Grosso do Sul atingiu mais de 98% do plantio da soja para a safra 2025/2026, segundo dados da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja). Conforme o levantamento, o estado ultrapassou os 4,7 milhões de hectares plantados, com regiões como o Centro e Sul alcançando mais de 98% da área semeada. A produtividade média estimada é de 52,8 sacas por hectare, com projeção de produção de 15,1 milhões de toneladas. A área destinada ao cultivo de soja nesta safra foi ampliada em 6% em relação ao ciclo anterior, com a expectativa de crescimento contínuo.

Embora o avanço do plantio tenha sido rápido, com 81% da área semeada em apenas cinco semanas, o clima tem sido um fator de preocupação. MS experimentou uma semana de tempo seco e altas temperaturas, principalmente na Região Nordeste, que registrou máximas acima de 35°C.

A irregularidade climática tem gerado incertezas, especialmente com a influência do fenômeno La Niña, que pode trazer chuvas irregulares para o estado nos próximos meses. Mesmo com o La Niña em intensidade moderada, as projeções indicam possíveis variações nas precipitações, afetando diretamente as lavouras.

De acordo com o boletim da Aprosoja, as regiões Norte e Centro apresentaram boas condições para o desenvolvimento das lavouras, com 89,9% e 96,6% das áreas classificadas como “boas”, respectivamente.

Já as regiões Sul e Sudoeste enfrentam desafios, com 33,2% das lavouras do Sul em condições “regulares”, devido a fatores como pragas e doenças. Apesar disso, a expectativa de alta produtividade permanece, com 93,7% das áreas avaliadas com boas condições gerais.

Quanto à comercialização, Mato Grosso do Sul já vendeu 21% da safra de soja, o que representa uma queda significativa em comparação com o mesmo período do ano passado, quando 29% já haviam sido comercializados. No mercado interno, o preço médio da soja sofreu uma desvalorização de 4,54%, cotando a saca de 60 kg a R$ 126,40 no dia 1º de dezembro, o que também reflete uma retração no setor.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados