Empreendedorismo
Planos de Desenvolvimento Municipal fortalecem conexão do Sebrae/MS com Prefeituras em Mato Grosso do Sul
Sebrae/MS, Governo do Estado e Prefeituras intensificam articulação regional com entregas simultâneas dos Planos de Desenvolvimento Municipal (PDM).
Entre os dias 8 e 10 de dezembro, municípios das regiões Costa Leste e Sul de Mato Grosso do Sul receberam uma intensa programação voltada à apresentação e ao lançamento dos Planos de Desenvolvimento Municipal (PDM). As ações integram o programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação(Semadesc), e as prefeituras locais. A agenda mobilizou lideranças públicas, comunidade e setores produtivos, reforçando o compromisso com o planejamento estratégico para orientar o desenvolvimento até 2028.
Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, o PDM abre uma nova etapa de planejamento estratégico, alinhada às demandas reais dos municípios. “O plano nasce dos dados, mas também nasce das pessoas, das conversas e da disposição de construirmos uma agenda integrada. O que estamos entregando nesses municípios é uma ferramenta que organiza prioridades e indica os caminhos reais para gerar renda, ampliar oportunidades e fortalecer os pequenos negócios, que são a base de uma economia forte e viva”, disse.
“O desenvolvimento municipal exige planejamento, governança e capacidade técnica. O PDM é exatamente essa bússola: um documento sólido, construído com participação social e que oferece clareza sobre onde se quer chegar. O governo do Estado é parceiro nessa nova fase para a cidade e seus moradores”, afirmou o coordenador de crédito e competitividade empresarial da Semadesc, Augusto César Ferreira de Castro.
Lançamento PDM em Três Lagoas
A programação teve início no dia 8 de dezembro, com o lançamento do PDM de Três Lagoas, realizado na sede regional do Sebrae/MS, reunindo mais de cem participantes. O município apresentou diagnóstico, prioridades e projetos estruturantes que deverão impulsionar o crescimento sustentável, fortalecer o ambiente de negócios e aprimorar serviços públicos. Na mesma data, Eldorado também lançou oficialmente seu plano, em solenidade na Câmara Municipal. As ações previstas incluem fortalecimento da economia local, incentivo ao empreendedorismo e a construção de uma gestão pública mais integrada.
Apresentação PDM em Sete Quedas
No dia 9 de dezembro, o município de Sete Quedas apresentou à população o plano construído em parceria com o Sebrae/MS, com foco no fortalecimento da gestão pública, diversificação econômica e promoção da educação empreendedora. Ainda na mesma data, Inocência promoveu o lançamento do seu PDM, destacando ações voltadas à qualificação profissional, infraestrutura e organização do crescimento, especialmente diante de novos investimentos na região.
A agenda seguiu no dia 10 de dezembro, quando Japorã reuniu grande público no plenário da Câmara Municipal para receber a entrega oficial do PDM. Estruturado em eixos como educação e inovação, desenvolvimento econômico e sustentabilidade urbana, o plano reforça a participação social como base para transformações locais. Também no dia 10, Coronel Sapucaia realizou a apresentação do seu plano, construído dentro da modalidade “Transforma” do Cidade Empreendedora, que prevê 18 meses de ações prioritárias para fortalecer pequenos negócios, valorizar a agricultura familiar e ampliar a inclusão social.
Ao longo dos três dias, os municípios evidenciaram diretrizes comuns, como o fortalecimento do empreendedorismo, melhorias na infraestrutura, gestão pública mais eficiente, incentivo à inovação e mobilização comunitária. Os PDMs apresentados consolidam diagnósticos e definem metas que orientarão políticas públicas, investimentos e projetos capazes de transformar realidades locais, com foco no desenvolvimento econômico, social e urbano.
Com essa etapa concluída, os municípios passam a contar com um instrumento estratégico que irá nortear decisões e apoiar a construção de um futuro mais organizado, competitivo e sustentável, reafirmando o papel do Cidade Empreendedora como parceiro das administrações municipais na promoção do desenvolvimento regional.
Cidade Empreendedora – O Cidade Empreendedora é um programa focado no aprimoramento da gestão pública e no fortalecimento dos pequenos negócios, com ações voltadas ao desenvolvimento econômico e melhoria do ambiente de negócios. A iniciativa é executada pelo Sebrae/MS e Governo do Estado, via Semadesc, em parceria com os municípios. Desde 2018, o Cidade Empreendedora já atendeu 45 municípios em Mato Grosso do Sul. Atualmente, 36 cidades participam do programa, divididas em três modalidades: Transforma, Avança e Excelência.
Todos os municípios integrantes do programa são contemplados com a entrega do Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM). Em 2026, a programação de lançamentos terá início em janeiro e percorrerá os municípios de Água Clara, Amambai, Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Bataguassu, Bela Vista, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Deodápolis, Itaquiraí, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Paranhos, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sonora e Tacuru.
Mais informações sobre o PDM e o programa Cidade Empreendedora em MS podem ser obtidas no portal https://cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br/.

