agronegócio
Produtos do agro conquistam mais mercados na África, Ásia e América do Sul
O governo brasileiro concluiu negociações fitossanitárias com Marrocos, Iraque, Singapura e Argentina, ampliando o acesso de produtos do agronegócio nacional a mercados da África, da Ásia e da América do Sul. A informação foi anunciada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que destacou a autorização para exportação de feno aos três primeiros países citados e de bulbos de cebola ao mercado argentino
Segundo o Mapa, “as autoridades de Marrocos, Iraque e Singapura aprovaram a exportação brasileira de feno”, insumo utilizado na alimentação animal e relevante para cadeias pecuárias que dependem de oferta regular de forragens. Em 2024, as exportações brasileiras para esses destinos somaram cerca de US$ 3,8 bilhões, com o Iraque como principal comprador, responsável por US$ 1,78 bilhão.
Com as novas autorizações, o agronegócio brasileiro alcança 525 aberturas de mercado desde o início de 2023. De acordo com o governo, os resultados decorrem do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), que atuam de forma integrada nas negociações sanitárias e diplomáticas.

